Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70177
ANÁLISE ESPACIAL DOS SINISTROS DE TRÂNSITO ENVOLVENDO MOTOCICLISTAS EM RECIFE NO PERÍODO 2018 A 2023
Estudos Ecológicos
Mapeamento Geográfico
Motocicletas
Perfil de Saúde
Coutinho, Gutembergmann Batista | Date Issued:
2025
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil
Abstract in Portuguese
O presente estudo teve o objetivo de descrição de padrões espaciais do risco de ocorrência dos sinistros de trânsito em Recife-PE, no período de 2018 a 2023. Métodos: Trata-se de um estudo ecológico, observacional, analítico, que utilizou os setores censitários do município do Recife para análise, realizado de 2018 a 2023, dividido em três biênios. A localização das ocorrências, sexo e idade das vítimas foram encontradas através do Portal de Dados Abertos da Prefeitura da Cidade do Recife, uma malha cartográfica do Recife foi obtida através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os dados foram georreferenciados no software QGIS 3.10. Utilizaram-se ainda o GeoDa 1.8 para calcular os Índices Global e Local de Moran e avaliação do grau de dependência espacial e o SaTScan versão 9.6, para a varredura espacial e determinação do risco relativo (RR). Demonstrou-se que 12,14%, 11,22% e 10,92% dos sinistros aconteceram nos semáforos nos 1º, 2º e 3º biênios respectivamente. As análises revelaram zonas de maior risco nos DS VII e VIII, que persistem em todo o período, além do surgimento de novas zonas alto-alto em áreas centrais e na zona sul a partir de 2020. Conclui-se que a distribuição espacial dos sinistros reflete desigualdades urbanas e mudanças sociais. Recomenda-se a integração de políticas públicas urbanas e sociais para intervenções equânimes.
Abstract
This study aimed to describe the spatial patterns of traffic accidents risk in Recife-PE, from 2018 to 2023. Methods: This is an ecological, observational, analytical study, which used the census sectors of the city of Recife for analysis, carried out from 2018 to 2023, divided into three biennia. The location of the occurrences, sex and age of the victims were found through the Open Data Portal of the City Hall of Recife, a cartographic grid of Recife was obtained through the Brazilian Institute of Geography and Statistics. The data were georeferenced in the QGIS 3.10 software. GeoDa 1.8 was also used to calculate the Global Moran's I and Local Moran's I and assess the degree of spatial dependence and SaTScan version 9.6, for spatial scanning and determination of relative risk (RR). Results showed that 12.14%, 11.22% and 10.92% of the accidents occurred at traffic lights in the 1st, 2nd and 3rd biennia, respectively. The analyses revealed higher risk zones in DS VII and VIII, which persisted throughout the period, in addition to the emergence of new high-high zones in central areas and in the south zone from 2020 onwards. The study concluded that the spatial distribution of accidents reflects urban inequalities and social changes. The integration of urban and social public policies is recommended for equitable interventions.
Keywords in Portuguese
Acidentes de TrânsitoEstudos Ecológicos
Mapeamento Geográfico
Motocicletas
Perfil de Saúde
Share