Author | David, Helena Maria Scherlowski Leal | |
Author | Pina, Jose Augusto | |
Author | Stotz, Eduardo Navarro | |
Author | Lima Júnior, Ivo Aurélio | |
Author | Viegas, Laíra Augusta | |
Author | Mattos, Leonardo Vidal | |
Author | Bronzatto, Lucas | |
Author | Sumar, Norhan | |
Access date | 2025-05-07T03:48:01Z | |
Available date | 2025-05-07T03:48:01Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | DAVID , Helena Maria Scherlowski Leal et al. Curso para a formação histórico-política na graduação em saúde: análise de uma construção partilhada. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 1-19, 2018. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70239 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | A graduação universitária das áreas da saúde vem sendo debatida quanto às necessidades de mudanças curriculares em torno dos princípios do Sistema Único de Saúde, entre outros temas. Dentre os desafios apontados, está o da superação da formação tecnicista e operacional e a ampliação da capacidade de reflexão crítica do aluno sobre as determinações históricas e políticas da saúde. O texto analisa o processo ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica a partir do curso para a Formação Histórica e Política de Estudantes de Graduação das Áreas da Saúde, atividade extensionista desenvolvida na modalidade semipresencial em nível nacional, apoiada pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde. No presente artigo, foi analisada a experiência vivenciada no curso ocorrido de março a dezembro de 2014. O desenvolvimento do curso apoiou-se na concepção teórica e metodológica da construção compartilhada do conhecimento, orientada pelo campo da Educação Popular e Saúde. O artigo apresenta: histórico e processo de construção do curso, projeto político-pedagógico, material didático-pedagógico e contribuições e questões, com apontamentos sobre potenciais desdobramentos futuros em processos formativos na área da saúde. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Formação em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Trabalho em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Projeto político-pedagógico | en_US |
Subject in Portuguese | Diretrizes curriculares | en_US |
Subject in Portuguese | Sociedade e saúde | en_US |
Title | Curso para a formação histórico-política na graduação em saúde: análise de uma construção partilhada | en_US |
Alternative title | Historical and political education course for undergraduate health students: analysis of a shared construction | en_US |
Alternative title | Curso para la formación histórico-política en la graduación en salud: análisis de una construcción compartida | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00141 | |
Abstract | Undergraduate studies in the fields of health
are currently being debated regarding the need for
change in their syllabuses concerning the principles of
the Brazilian Unified Health System, among other topics.
Overcoming the operational and technicist education
and expanding the critical thinking abilities of the students about the historical and political determinations
of health are among the challenges highlighted. The
article analyzes the teaching/learning process with a
critical perspective based on the Historical and Political
Education Course for Undergraduate Health Students,
an extension semi-virtual course offered nationally,
and supported by the National Policy for Popular Education in Health within the Unified Health System.
In the present article, we analyzed the experiences
brought about by the course, which took place between
March and December 2014. The development of the
course was based on the theoretical and methodological
conceptions of the construction of shared knowledge,
guided by the field of Popular Education and Health.
The article presents: the history and the process of
development of the course, the political and pedagogical project, the educational and pedagogical materials,
and the contributions and questions, with notes on the
potential future implications in educational processes
in the field of health. | en_US |
Affilliation | Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem. Departamento de Enfermagem de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Faculdade de Medicina de Petrópolis. Petrópolis, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Education in health | en_US |
Subject | Work in health | en_US |
Subject | Political and pedagogical project | en_US |
Subject | Syllabus guidelines | en_US |
Subject | Society and health | en_US |
DeCS | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | en_US |
DeCS | Mão de Obra em Saúde | en_US |
DeCS | Projetos | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Currículo | en_US |
DeCS | Sociedade Civil | en_US |
DeCS | Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |