Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70239
CURSO PARA A FORMAÇÃO HISTÓRICO-POLÍTICA NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE: ANÁLISE DE UMA CONSTRUÇÃO PARTILHADA
Curso para la formación histórico-política en la graduación en salud: análisis de una construcción compartida
Trabalho em saúde
Projeto político-pedagógico
Diretrizes curriculares
Sociedade e saúde
Work in health
Political and pedagogical project
Syllabus guidelines
Society and health
Mão de Obra em Saúde
Projetos
Educação
Currículo
Sociedade Civil
Saúde
Alternative title
Historical and political education course for undergraduate health students: analysis of a shared constructionCurso para la formación histórico-política en la graduación en salud: análisis de una construcción compartida
Author
Affilliation
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem. Departamento de Enfermagem de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Faculdade de Medicina de Petrópolis. Petrópolis, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Faculdade de Medicina de Petrópolis. Petrópolis, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A graduação universitária das áreas da saúde vem sendo debatida quanto às necessidades de mudanças curriculares em torno dos princípios do Sistema Único de Saúde, entre outros temas. Dentre os desafios apontados, está o da superação da formação tecnicista e operacional e a ampliação da capacidade de reflexão crítica do aluno sobre as determinações históricas e políticas da saúde. O texto analisa o processo ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica a partir do curso para a Formação Histórica e Política de Estudantes de Graduação das Áreas da Saúde, atividade extensionista desenvolvida na modalidade semipresencial em nível nacional, apoiada pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde. No presente artigo, foi analisada a experiência vivenciada no curso ocorrido de março a dezembro de 2014. O desenvolvimento do curso apoiou-se na concepção teórica e metodológica da construção compartilhada do conhecimento, orientada pelo campo da Educação Popular e Saúde. O artigo apresenta: histórico e processo de construção do curso, projeto político-pedagógico, material didático-pedagógico e contribuições e questões, com apontamentos sobre potenciais desdobramentos futuros em processos formativos na área da saúde.
Abstract
Undergraduate studies in the fields of health
are currently being debated regarding the need for
change in their syllabuses concerning the principles of
the Brazilian Unified Health System, among other topics.
Overcoming the operational and technicist education
and expanding the critical thinking abilities of the students about the historical and political determinations
of health are among the challenges highlighted. The
article analyzes the teaching/learning process with a
critical perspective based on the Historical and Political
Education Course for Undergraduate Health Students,
an extension semi-virtual course offered nationally,
and supported by the National Policy for Popular Education in Health within the Unified Health System.
In the present article, we analyzed the experiences
brought about by the course, which took place between
March and December 2014. The development of the
course was based on the theoretical and methodological
conceptions of the construction of shared knowledge,
guided by the field of Popular Education and Health.
The article presents: the history and the process of
development of the course, the political and pedagogical project, the educational and pedagogical materials,
and the contributions and questions, with notes on the
potential future implications in educational processes
in the field of health.
Keywords in Portuguese
Formação em saúdeTrabalho em saúde
Projeto político-pedagógico
Diretrizes curriculares
Sociedade e saúde
Keywords
Education in healthWork in health
Political and pedagogical project
Syllabus guidelines
Society and health
DeCS
Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeMão de Obra em Saúde
Projetos
Educação
Currículo
Sociedade Civil
Saúde
Share