Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70359
COVID-19: A RESPOSTA GOVERNAMENTAL DO MUNICÍPIO DE MACAÉ
Decreto
Controle de Doenças Transmissíveis
Intervenções Não-Farmacológicas
Macaé
Decretos
Controle de Doenças Transmissíveis
Intervenções não Farmacológicas
Distanciamento Social
Pesquisa Qualitativa
Decree-Law
Communicable Disease Control
Non-Pharmaceutical Interventions
Batista, Moema Monteiro | Date Issued:
2023
Alternative title
COVID-19: the city government response of MacaéAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O município de Macaé integra um dos maiores arranjos populacionais do estado Rio de Janeiro, e implementou diversas intervenções contra a epidemia de COVID-19, tanto para a proteção dos munícipes quanto para os grupos que frequentam diariamente a cidade. Este estudo visou analisar as ações contra a COVID-19 no município fluminense de Macaé durante o período de 2020 a 2021. Foram analisadas 133 peças regulatórias sobre a pandemia da COVID- 19 publicadas pela prefeitura de Macaé, de março de 2020 e março de 2021. Esses documentos foram classificados nas categorias de coordenação, informação e comunicação e distanciamento social. Observou-se que a o distanciamento social foi a categoria objeto da maioria dos documentos publicados pelo gabinete do prefeito. A implantação do Diário Oficial do Município contribuiu para a organização das informações e comunicação das medidas adotadas contra a COVID-19. Os períodos de maior frequência de documentos normativos foram julho de 2020 e março de 2021. O setor mais regulado foi o comercial, que suspendeu suas atividades em março de 2020, com abertura gradual ao longo dos meses seguintes. Este setor foi praticamente reaberto em sua totalidade em agosto de 2020, seguindo controle de horário e da capacidade de máxima permitida nos estabelecimentos. A situação mudou próximo às festas de fim de ano, com a proibição de comércio nas praias e aglomerações para festas em eventos públicos e privados A lista de estabelecimentos comerciais reabertos se manteve inalterada até março de 2021, quando houve aumento da mortalidade. Em todo o ano de 2020 e nos três meses iniciais de 2021, as instituições de ensino se mantiveram fechadas. Eventos culturais também se mantiveram suspensos, assim como todas as atividades eleitorais que pudessem gerar aglomerações como os comícios e passeatas. As atividades de primeiro setor foram suspensas pela prefeitura, em março de 2020 e em março de 2021. O estudo mostrou que os momentos de maior regulação e resposta da Prefeitura de Macaé coincidem com o aumento do número de casos de COVID-19. Na primeira onda, as decisões foram tomadas antes dos picos de casos e mortes, o que não ocorreu na segunda onda, quando não há alteração na lista do comércio essencial em dezembro de 2020. O setor da prefeitura que mais publicou documentos foi o gabinete do prefeito e pouca documentação de secretarias e conselhos foram encontradas para medidas preventivas da COVID-19. Através desse estudo se percebe o desafio que foi a gestão da crise sanitária pela prefeitura de Macaé, que por conta de interesse econômicos internos e externos, teve dificuldades em equilibrar a proteção da vida a agenda econômica, mas também não usou ferramentas de gestão e cuidado em saúde compartilhado como presenciados nas publicações estudadas no primeiro ano da pandemia.
Abstract
The municipality of Macaé is part of one of the largest population settlements in the state of Rio de Janeiro, and has implemented several interventions against the COVID-19 epidemic, both for the protection of citizens and for the groups that visit the city on a daily basis. This study aimed to analyze the actions against COVID-19 in the Rio de Janeiro municipality of Macaé during the period from 2020 to 2021. 133 regulatory documents on the COVID-19 pandemic published by the city of Macaé, from March 2020 to March 2021, were analyzed. These documents were classified into the categories of coordination, information and communication, and social distancing. It was observed that social distancing was the object category of most of the documents published by the mayor's office. The implementation of the Municipal Official Gazette contributed to the organization of information and communication of the measures adopted against COVID-19. The periods with the highest frequency of normative documents were July 2020 and March 2021. The most regulated sector was the commercial sector, which suspended its activities in March 2020, with a gradual opening over the following months. This sector was practically reopened in its entirety in August 2020, following time control and the maximum capacity allowed in establishments. The situation changed close to the end of year festivities, with a ban on commerce on beaches and crowds for parties at public and private events The list of reopened commercial establishments remained unchanged until March 2021, when there was an increase in mortality. Throughout 2020 and in the first three months of 2021, educational institutions remained closed. Cultural events also remained suspended, as well as all electoral activities that could generate crowds such as rallies and marches. First sector activities were suspended by the City Hall, in March 2020 and March 2021. The study showed that the moments of greater regulation and response by the Municipality of Macaé coincide with the increase in the number of cases of COVID-19. In the first wave, decisions were taken before the peaks in cases and deaths, which did not occur in the second wave, when there is no change in the commercial establishments list in December 2020. The city hall sector that most published documents was the office of the mayor and little documentation from secretariats and councils were found for preventive measures of COVID- 19. Through this study, it is possible to perceive the challenge that was the management of the health crisis by the city of Macaé, which, due to internal and external economic interests, had difficulties in balancing the protection of life with the economic agenda, but also did not use management and care tools in shared health as witnessed in the publications studied in the first year of the pandemic.
Keywords in Portuguese
COVID-19Decreto
Controle de Doenças Transmissíveis
Intervenções Não-Farmacológicas
Macaé
DeCS
COVID-192020 - 2021Macaé, RJDecretos
Controle de Doenças Transmissíveis
Intervenções não Farmacológicas
Distanciamento Social
Pesquisa Qualitativa
Decree-Law
Communicable Disease Control
Non-Pharmaceutical Interventions
Share