Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70433
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (2017-2023)
Educación Profesional en Salud en la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica (Brasil, 2017-2023)
Educação profissional e tecnológica
Cursos técnicos
Formação em saúde
Educación profesional y tecnológica
Cursos técnicos
Formación sanitaria
Educação Profissionalizante
Atividades Científicas e Tecnológicas
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Alternative title
Professional Education in Health in the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (Brazil, 2017-2023)Educación Profesional en Salud en la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica (Brasil, 2017-2023)
Affilliation
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Educação e Humanidades. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Educação e Humanidades. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Educação e Humanidades. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo do artigo é realizar uma análise histórica sobre a atuação da Rede Federal na oferta de cursos técnicos em saúde, entre os anos 2017 e 2023, com base em dados obtidos na Plataforma Nilo Peçanha do Ministério da Educação. Parte-se da problematização inerente aos baixos indicadores de participação do setor público na formação de técnicos em saúde, da curricularização da saúde por meio da pedagogia das competências e dos avanços das políticas neoliberais que alteram as relações de formação humana e profissional. O artigo orientou-se pelo aporte teórico e metodológico da matriz do materialismo histórico e dialético, ao depreender que a relação trabalho, educação e saúde constitui-se como uma determinação da realidade social. Os resultados corroboraram a baixa participação da Rede Federal na oferta de cursos técnicos e de matrículas em saúde e a intensa representatividade da iniciativa privada. Entretanto, revelaram um importante dado que endossa o papel político e social da Rede Federal e, principalmente, dos Institutos Federais: o aumento contínuo no número de matrículas no ensino médio integrado em saúde.
Abstract
The aim of the article is to conduct a historical analysis of the Federal Network’s role in offering technical
health courses between 2017 and 2023, based on data obtained from the Nilo Peçanha Platform of the
Ministry of Education. It starts from the inherent problematization of the low indicators of public sector
participation in the training of health technicians, the curricularization of health through the pedagogy
of competencies, and the advances of neoliberal policies that alter the relationships of human and
professional training. The article is guided by the theoretical and methodological framework of historical
and dialectical materialism, understanding that the relationship between work, education, and health
constitutes a determination of social reality. The results corroborated the low participation of the Federal
Network in offering technical courses and enrollments in health and the intense representativeness of the
private sector. However, they revealed an important data point that endorses the political and social role
of the Federal Network and, mainly, of the Federal Institutes: the continuous increase in the number of
enrollments in integrated high school health education.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El objetivo del artículo es realizar un análisis histórico sobre la actuación de la Red Federal en la oferta de
cursos técnicos en salud, entre los años 2017 y 2023, con base en datos obtenidos en la Plataforma Nilo
Peçanha del Ministerio de Educación. Se parte de la problematización inherente a los bajos indicadores
de participación del sector público en la formación de técnicos en salud, de la curricularización de la salud
a través de la pedagogía de las competencias y de los avances de las políticas neoliberales que alteran las
relaciones de formación humana y profesional. El artículo se orientó por el aporte teórico y metodológico
de la matriz del materialismo histórico y dialéctico, al deducir que la relación trabajo, educación y salud se
constituye como una determinación de la realidad social. Los resultados corroboraron la baja participación
de la Red Federal en la oferta de cursos técnicos y de matrículas en salud y la intensa representatividad
de la iniciativa privada. Sin embargo, revelaron un dato importante que respalda el papel político y social
de la Red Federal y, principalmente, de los Institutos Federales: el aumento continuo en el número de
matrículas en la educación secundaria integrada en salud.
Keywords in Portuguese
Rede federalEducação profissional e tecnológica
Cursos técnicos
Formação em saúde
Keywords in Spanish
Red FederalEducación profesional y tecnológica
Cursos técnicos
Formación sanitaria
DeCS
Setor PúblicoEducação Profissionalizante
Atividades Científicas e Tecnológicas
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Share