Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7088
Title: Ambientes de interação em rede para a saúde: a prática de educação e pesquisa do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas da Fiocruz no Facebook
Advisor: Santos, Nilton Bahlis dos
Members of the board: Moraes, Nilson
Bohadana, Estrella
Aguiar, Adriana
Silva, Luiza Rosangela da
Authors: Silva, Thiago Petra da
Coadvisor: Campos, Marcus Vinícius
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O advento da Internet e a popularização das redes sociais no Brasil tornou importante analisar os novos ambientes para uso e prática na Educação e na Pesquisa em Saúde. Ao compreendermos o Facebook como um dispositivo de atuação para os atores da Saúde, torna-se necessário analisar as potencialidades desses ambientes, o que, a posteriori, permitirá avanços na produção do conhecimento e uma prática de comunicação e informação baseada na interação em rede. Esta pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento de práticas interativas de educação e pesquisa em redes sociais, partindo da necessidade para a construção de ambientes de interação, comunicação e informação na saúde. Com base na compreensão de que a Internet se tornou um espaço importante para a participação cidadã, é compreendida a necessidade de refletir sobre a comunicação como processo de interação, que não mais significa transmissão de mensagens entre emissores e receptores. E o discutir as redes como possibilidade de interação social, entende-se até que ponto as redes sociais podem ser estruturadas de maneira centralizada, descentralizada ou distribuída, e assim, no contexto dos fenômenos que emergem na Internet, posicionarmos as ações para a prática da saúde coletiva. A pesquisa realizou-se na análise de dez ambientes criados pelo Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (NEXT) no Facebook, como recurso de apoio às atividades de educação, pesquisa e eventos. Essa análise tentou evidenciar as interações e sincronizações ocorridas nesses ambientes. Esta foi uma pesquisa participante, na qual o pesquisador se caracterizou como integrante e participante dos grupos pesquisados e tentou descrever uma netnografia desses ambientes. Aqui se apresentam algumas reflexões quanto ao uso dos ambientes de interação na forma de redes distribuídas e são acrescentadas indicações sobre as possibilidades de sistematização desses ambientes já amplamente utilizados pelos participantes do SUS, ainda que tenham usos estruturados ou não
Abstract: The advent of the Internet and the popularization of social networks in Brazil became important in order to make it possible to analyze new environments where there can be education and research in health issues. Understanding Facebook as a mean of acting to the agents of health, it is necessary to scan the potentialities of these environments, which, subsequently, will enable advances in knowledge production and to practice communication and information based on the interaction through this network. This research aims to contribute to the development of interactive practices of education and research on social networks, starting from the relevant need to build new virtual places for interaction, communication and health information. Based on the understanding that the Internet has become an important environment for citizenship participation, it’s necessary to reflect about the process of communication and interaction, which means no more message transmission between senders and receivers. And to discuss the social networks as a way of social interaction means the extent to which social networks can be structured in a centralized, decentralized or distributed, and thus, in the context of the phenomena that emerge on the Internet, the stock position ourselves to practice health. The research took place in the analysis of 10 environments created by the Center for Experimentation of Interactive Technologies (NEXT) on Facebook as a resource to support education activities, research and events. This analysis attempted to highlight the interactions and synchronizations occurring in these environments. This was a participatory research, where the researcher was characterized as a member and a participant of the groups enrolled in the research and tried to describe a netnography of these environments. Here we present some reflections on the use of interactive environments in the form of distributed networks, in addition to indications of the possibility of systematizing these environments already widely used, on a structured or unstructured way, by participants of SUS
Keywords: Interaction
Synchronization
Brazilian Unified Health System
Social Network
Facebook
keywords: Interação
Sincronização
SUS
Redes Sociais
Facebook
DeCS: Sistema Único de Saúde
Rede Social
Comunicação em Saúde
Saúde Pública
Relações Interpessoais
Issue Date: 2013
Publisher: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Citation: SILVA, Thiago Petra da. Ambientes de interação em rede para a saúde: a prática de educação e pesquisa do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas da Fiocruz no Facebook. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Informação, Comunicação em Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Rio de Janeiro, 2013.
Date of defense: 2013
Place of defense: Rio de Janeiro, RJ
Department: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
Program: Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - PPGICS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago Petra (1).pdf2.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.