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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7172
AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM SAÚDE: ESTUDO DE CASO SOBRE O PIBIC DA FIOCRUZ-BAHIA
Ramos, Marcelo Santos | Date Issued:
2012
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Universidade Federal da Bahia. Escola de Administração. Salvador, BA, Brasil
Abstract in Portuguese
A formação científica em níveis de mestrado e doutorado está diretamente relacionada às possibilidades de maior empregabilidade e melhor remuneração dos indivíduos. Este aspecto constitui-se no fundamento primordial deste estudo, que busca avaliar a contribuição do PIBIC/FIOCRUZ-Bahia na formação de recursos humanos para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Discute-se, também, a potencialidade da iniciação científica como ferramenta de inclusão e transformação social na cidade de Salvador-BA. A pesquisa foi realizada em três etapas e se iniciou com o levantamento de dados documentais na coordenação do PIBIC/FIOCRUZ-Bahia, quando foram identificados 338 indivíduos com ingresso no programa entre os anos de 1992 e 2009. Em seguida foram realizadas buscas aos seus currículos na Plataforma Lattes do CNPq, sendo identificados 286 registros, destes, 31,81% havia ingressado em programas de mestrado e 16,78% em cursos de doutorado, até dezembro de 2011. A terceira etapa foi responsável pela coleta de dados primários através do envio de questionário eletrônico aos egressos cadastrados na Plataforma Lattes. Nessa etapa foi obtido um retorno de 26,22% de respostas que forneceram informações utilizadas para descrever o perfil sócio demográfico dos egressos, bem como, a percepção dos exbolsistas sobre aspectos relacionados aos objetivos do Programa. Concluiu-se que os egressos do PIBIC/FIOCRUZ-Bahia alcançaram desempenho significativamente superior à média nacional do índice de ingresso em programas de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado e, sobretudo, em nível de doutorado. Os resultados da pesquisa, por outro lado, sugerem que a FIOCRUZ-Bahia ainda pode ampliar o acesso de egressos de escolas públicas do ensino médio, afrodescendentes, pessoas com deficiência física e moradores de bairros periféricos de Salvador-BA a uma educação emancipadora, viabilizada pela iniciação científica.
Abstract
The scientific training in master's and doctoral levels is directly related to the possibilities
of increasing employability of individuals and better pay. This constitutes the primary
basis of this study, which seeks to assess the contribution of PIBIC / FIOCRUZ-Bahia in
the training of human resources for the National System of Science, Technology and
Innovation in Health is argued, also, the potential initiation science as a tool for inclusion
and social transformation in the city of Salvador, Bahia. The survey was conducted in
three phases and began with the documentary data collection in coordinating PIBIC /
FIOCRUZ-Bahia, when 338 individuals were identified entering the program between
1992 and 2009. Then search was performed to their curricula in CNPq's Lattes Platform,
identified 286 records of these, 31.81% had joined the master program and 16.78% in
doctoral programs, by December 2011. The third stage was responsible for collecting
primary data by sending electronic questionnaire to graduates registered in the Lattes
Platform. At this stage it was obtained a return of 26.22% of respondents who provided
information used to describe the socio-demographic profile of the graduates, as well as
the perception of the alumni on issues related to the objectives of the program. It was
concluded that the graduates of PIBIC / FIOCRUZ-Bahia achieved performance
significantly above the national average index entry in post-graduate studies at Master
degree and especially at the doctoral level. The survey results, however, suggest that
the FIOCRUZ-Bahia can still expand the access of public school graduates of high
school, African descendants, people with disabilities and residents of the suburbs of
Salvador-BA to an emancipatory education, made possible for undergraduate research.
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