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Title: Educação em Saúde e Uso de Drogas: Um Estudo Acerca da Representação das Drogas para Jovens em Cumprimento de Medidas Educativas
Advisor: Modena, Celina Maria
Members of the board: Modena, Celina Maria
Figueiredo, Adriana Maria de
Romaní y Alfonso, Josep Oriol
Marques, Walter Ernesto Ude
Nogueira, Maria José
Authors: Lima, Eloisa Helena
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract: Esta investigação tem como objeto de estudo identificar quais as representações que jovens participantes de programas de cumprimento de medidas alternativas (Art. 28 da Lei 11.343/2006) em Belo Horizonte têm sobre o fenômeno contemporâneo do uso e abuso de drogas e sobre a incidência deste uso na construção da sua identidade. Propõe entre seus objetivos identificar as crenças, opiniões e atitudes destes jovens em relação a este fenômeno, contribuindo para uma melhor compreensão das inter-relações juventude, uso de drogas e estilos de vida com vistas ao aprimoramento das abordagens educativas em saúde. Traz algumas considerações sobre as relações entre sujeito, droga e contexto, observando a importância de situar a complexidade que envolve o tema a fim de evitar um discurso moralizante ou mesmo patologizante. Introduz a partir desta percepção algumas questões que norteiam esta proposta: Qual a função da droga na construção da identidade de um jovem? O que significa ser jovem hoje? De que maneira este uso está relacionado ao processo de construção da identidade? Em que medida os avanços teórico-conceituais da Educação em Saúde podem contribuir na elaboração de subsídios que orientem a prevenção do uso e abuso de drogas entre jovens? Dentre os pressupostos metodológicos referencia-sena pesquisa qualitativa em saúde através de uma abordagem etnográfica, utilizando os seguintes procedimentos: entrevista semiestruturada, grupo focal e observação de campo. Reafirma a importância dos estudos qualitativos com o propósito de explicitar as inter-relações entre o modo de pensar e agir de jovens na faixa etária de 18 a 29 anos quanto ao uso e abuso de drogas, contribuindo para o aprimoramento das metodologias educativas e preventivas voltadas para este público. Destaca entre os seus resultados a hegemonia da variável gênero, com maior prevalência do público de homens. Acrescenta outros dados expressivos quanto à diversidade do nível de vulnerabilidade individual e social dos sujeitos investigados e sua co-relação com o consumo de drogas. Considera que somente a partir de uma análise que leve em conta esta diversidade é que será possível avaliar os riscos envolvidos e buscar estratégias para melhor intervenção da Educação em Saúde.
Abstract: This research has as an object of study identify the representations that young program participants for compliance with alternative measures (Art. 28 of Law 11.343/2006) in Belo Horizonte have on the contemporary phenomenon of the use and abuse of drugs and the incidence of this use in theconstruction of their identity. It proposes among its objectives to identify these young people´s beliefs, opinions and attitudes towards this phenomenon, thus contributing to a better understanding of the youth/drug use/lifestyles interrelations, with the purpose of improving the educational approaches to health. It brings considerations on the relationship between subject, drug and context, and observes the importance of well understanding the complexity of the issue and avoiding a moralizing ou even pathologicalizing discourse. From this perception, it introduces some of the questions that guide this proposal, such as: What role does drug play in the construction of a young person´s identity? What does it mean to be young today? How is this use connected to the process of identity construction? At what extent can the theoretical-conceptual advancesin Health Education contribute to the elaboration of subsidies that guide the prevention of drug misuse amongst young people? Among the methodological procedures, it is used inthis work the health qualitative research, through an ethnographic approach using the following procedures: semi-structured interviews, focus groups and field observation. This work re-states the importance of qualitative studies in order to explicit the interrelations between the way young people in the age range of 18-29 think and act about drug use and abuse, thus contributing to the improvement of the educational and preventive methodologies meant to this public. Stands out among its results the hegemony of gender variable, with the highest prevalence of public men. Adds other significant data regarding the level of diversity of individual and social vulnerability of the subjectsinvestigated and its co-relation with the drug use. Considers that only from an analysis that takes into account this diversity s that it will be possible to assess the risks involved and seek strategies to better intervention of Health Education.
keywords: Educação em Saúde
DeCS: Comportamento de Procura de Droga
Educação em Saúde
Adulto Jovem
Issue Date: 2013
Citation: LIMA, Eloisa Helena. Educação em Saúde e Uso de Drogas: Um Estudo Acerca da Representação das Drogas para Jovens em Cumprimento de Medidas Educativas. Celina Maria Modena. Belo Horizonte: 2013. 246 f. Tese (Doutorado em Ciências)Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Centro de Pesquisas René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz, Belo Horizonte, 2013
Date of defense: 2013
Place of defense: Belo Horizonte/MG
Department: Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:MG - IRR - PPGCS - Teses de Doutorado

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