Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7359
Title: Tecnologia dos curativos no tratamento das feridas cirúrgicas infectadas: elementos essenciais no processo de escolha do(a) enfermeiro(a)
Advisor: Cunha, Sueli Rezende
Authors: Silva, Adriana Peixoto da
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória que pretende produzir conhecimentos que possam fundamentar e aperfeiçoar a escolha do(a) enfermeiro(a) frente ao tratamento de feridas cirúrgicas infectadas, isto é, a escolha por uma tecnologia de curativos apropriada ao tipo de ferida. Os sujeitos do estudo são oito enfermeiras que desenvolvem atividades assistenciais no Departamento de Neonatologia do Instituto Fernandes Figueira, sendo cinco diaristas e três plantonistas diurnas. O estudo identificou sete fases que o(a) enfermeiro(a) deve percorrer para sistematizar o processo de escolha da tecnologia apropriada aos curativos no tratamento de feridas cirúrgicas infectadas. O estudo concluiu que, pelos menos, três fases deste processo devem ser necessariamente cumpridas: a identificação do problema, a análise das causas e dos fatores relacionados com o problema e a fase de decisão propriamente dita. Com o domínio destas três fases do processo, o(a) enfermeiro(a) deverá estar suficientemente capacitado(a) a desenvolver as demais fases.
keywords: Curativo
Tratamento
Ferida cirúrgica infectada
Enfermagem
DeCS: Enfermagem
Infecção da Ferida Operatória
Bandagens
Issue Date: 2004
Publisher: SILVA, Adriana Peixoto da. Tecnologia dos curativos no tratamento das feridas cirúrgicas infectadas: elementos essenciais no processo de escolha do(a) enfermeiro(a). 2004. 93 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2004.
Date of defense: 2004-09
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
53351.pdf637.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.