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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7610
ANÁLISE DA MEDIAÇÃO DO LIVRO “CARTAS DE QUEM PASSOU POR AQUI” SOBRE OS SIGNIFICADOS DO CÂNCER EM SITUAÇÕES DE SAÚDE E EDUCAÇÃO
Materiais Educativos e de Divulgação
Humanização da Assistência
Educação em Saúde/normas
Malta, Júlia Dias Santana | Date Issued:
2012
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
O câncer infanto-juvenil é um problema de saúde pública e, com o aumento da
sobrevida de crianças e adolescentes acometidos por ele, tornou-se
fundamental direcionar os esforços e recursos para orientar estratégias do
cuidado desses pacientes nos diferentes níveis de atuação, como na promoção
da saúde, na formação de recursos humanos, na comunicação e mobilização social, bem como na produção de materiais que contribuam para o enfrentamento da doença e o bem-estar desses indivíduos. Dentre as diversas formas de enfrentamento, destacam-se a troca de experiência e informação sobre a doença, o acolhimento dos profissionais de saúde e as atividades
lúdicas, destacando-se a literatura infanto-juvenil. Sendo assim, foi produzido
um livro de cartas para ser utilizado como recurso terapêutico e didático contendo algumas informações sobre o câncer e sobre o dia a dia da criança doente. A avaliação do material procurou analisar a mediação do livro sobre os significados do câncer para profissionais da saúde e educação, além de
determinar as possibilidades de utilização. A partir das falas dos sujeitos e dos
resultados obtidos a partir da sua aplicação, percebe-se que o material é capaz
de sensibilizar e de fazer refletir aqueles que o temem mãos sobre diversos aspectos da vida, da educação formal e da sociedade.
Abstract
The cancer in children and teenagers is a public health problem, and with the
increased survival of children and adolescents affected by it, it became
essential to direct efforts and resources to guide strategies of care of patients in
different levels of action, as in health promotion,training of human resources,
communication and social mobilization as well as theproduction of materials
that contribute to coping with the disease and well-being of these individuals.
Among the various ways of coping, we highlight the exchange of experience and information about the disease, the host of health and recreational activities,
especially the children's literature. Thus, we produced a book of letters to be used as therapeutic and educational resource containing some information about cancer and about the daily life of the sick child. The evaluation of the material sought to analyze the mediation of the bookon the meanings of cancer for health care and education, and determine the possibilities of use. From the
statements of the subjects and the results obtainedfrom its application, it is clear that the material is able to raise awareness and to reflect on those who have hands on various aspects of life, formal education and society.
Keywords in Portuguese
NeoplasiasMateriais Educativos e de Divulgação
Humanização da Assistência
Educação em Saúde/normas
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