Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7610
Title: Análise da mediação do livro “Cartas de quem passou por aqui” sobre os significados do câncer em situações de saúde e educação
Advisor: Schall, Virgínia Torres
Members of the board: Schall, Virgínia Torres
Gonçalves, Betânia Diniz
Fonseca, Maria do Carmo
Soares, Sônia Maria
Mohr, Adriana
Nogueira, Maria José
Authors: Malta, Júlia Dias Santana
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract: O câncer infanto-juvenil é um problema de saúde pública e, com o aumento da sobrevida de crianças e adolescentes acometidos por ele, tornou-se fundamental direcionar os esforços e recursos para orientar estratégias do cuidado desses pacientes nos diferentes níveis de atuação, como na promoção da saúde, na formação de recursos humanos, na comunicação e mobilização social, bem como na produção de materiais que contribuam para o enfrentamento da doença e o bem-estar desses indivíduos. Dentre as diversas formas de enfrentamento, destacam-se a troca de experiência e informação sobre a doença, o acolhimento dos profissionais de saúde e as atividades lúdicas, destacando-se a literatura infanto-juvenil. Sendo assim, foi produzido um livro de cartas para ser utilizado como recurso terapêutico e didático contendo algumas informações sobre o câncer e sobre o dia a dia da criança doente. A avaliação do material procurou analisar a mediação do livro sobre os significados do câncer para profissionais da saúde e educação, além de determinar as possibilidades de utilização. A partir das falas dos sujeitos e dos resultados obtidos a partir da sua aplicação, percebe-se que o material é capaz de sensibilizar e de fazer refletir aqueles que o temem mãos sobre diversos aspectos da vida, da educação formal e da sociedade.
Abstract: The cancer in children and teenagers is a public health problem, and with the increased survival of children and adolescents affected by it, it became essential to direct efforts and resources to guide strategies of care of patients in different levels of action, as in health promotion,training of human resources, communication and social mobilization as well as theproduction of materials that contribute to coping with the disease and well-being of these individuals. Among the various ways of coping, we highlight the exchange of experience and information about the disease, the host of health and recreational activities, especially the children's literature. Thus, we produced a book of letters to be used as therapeutic and educational resource containing some information about cancer and about the daily life of the sick child. The evaluation of the material sought to analyze the mediation of the bookon the meanings of cancer for health care and education, and determine the possibilities of use. From the statements of the subjects and the results obtainedfrom its application, it is clear that the material is able to raise awareness and to reflect on those who have hands on various aspects of life, formal education and society.
keywords: Neoplasias
Materiais Educativos e de Divulgação
Humanização da Assistência
Educação em Saúde/normas
Issue Date: 2012
Citation: MALTA, Júlia Dias Santana. Análise da mediação do livro “Cartas de quem passou por aqui” sobre os significados do câncer em situações de saúde e educação. Belo Horizonte. 2012. 99 p.. Tese (Doutorado em Ciências na área de concentração Saúde Coletiva)-Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Centro de Pesquisas René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz, Belo Horizonte, 2012
Date of defense: 2012
Place of defense: Belo Horizonte/MG
Department: aboratório de Educação em Saúde e Ambiente
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:MG - IRR - PPGCS - Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_JuliaDiasSantanaMalta.pdf16.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.