Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7925
Title: Como está o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil em unidades da estratégia saúde da família (ESF) em Manaus -AM? avaliação do grau de implantação
Advisor: Artmann, Elizabet
Members of the board: Artmann, Elizabeth
Rivera, Francisco Javier Uribe
Gomes, Maria
Authors: Silva, Nubya Rodrigues da
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil é uma ação básica que se constitui no eixo central da organização da assistência infantil, com o objetivo de promover e proteger a saúde da criança sadia e diagnosticar precocemente desvios de crescimento que possam comprometer sua saúde e qualidade de vida futura. As atividades de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento devem desenvolver-se, essencialmente na Atenção Primária à Saúde, por meio do monitoramento criterioso de crianças menores de 2 anos. Assim, esta pesquisa tem por objetivo de avaliar o grau de implantação do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, nas unidades da estratégia saúde da família de Manaus foi desenhada a partir do referencial teórico proposto por Hartz, 2005, construindo se em uma pesquisa avaliativa do tipo análise de implantação e do referencial de Carlos Matus, 1996, para análise das dimensões estratégicas: contexto externo, contexto político-organizacional e assistencial. Os dados foram coletados por análise documental, entrevistas semiestruturadas, observação direta e análises de prontuários. Os dados coletados foram dispostos em uma matriz de análise e julgamento, cujo resultado foi submetido ao sistema de classificação do grau de implantação. Os resultados encontraram um contexto político-organizacional parcialmente implantado (77%) e um contexto assistencial de implantação incipiente (49,8%). Conclui-se, portanto, que a puericultura é um grande desafio no âmbito da estratégia saúde da família de Manaus, pois as exigências modernas de atenção somadas às ações tradicionais excedem à capacidade de atendimento do modelo de atenção à criança praticado no município.
DeCS: Avaliação
Saúde da Família
Crescimento e Desenvolvimento
Issue Date: 2013
Publisher: Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira
Citation: SILVA, Nubya Rodrigues. Como está o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil em unidades da estratégia saúde da família (ESF) em Manaus -AM? avaliação do grau de implantação. 2013. 205 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher)-Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Rio de Janeiro, 2013.
Date of defense: Maio, 2013
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
69222.pdf2.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.