Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7933
Title: A prática fisoterapêutica reflexões sobre as ações cotidianas relacionadas à saúde da criança em um ambiente hospitalar
Advisor: Gomes, Romeu
Authors: Sá, Miriam Ribeiro Calheiros de
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Este estudo procurou analisar a díade teoria-prática no desenvolvimento das ações fisioterapêuticas voltadas para a promoção da saúde da criança em um ambiente hospitalar. Espera-se com isto contribuir para a reflexão sobre a efetivação das práticas de promoção da saúde no ambiente hospitalar. Buscando a melhor compreensão do objeto de nossa pesquisa, realizou-se um estudo de foco qualitativo, cuja trajetória metodológica escolhida \2014 tanto para a construção do material como para a análise e interpretação dos dados \2014 foi a perspectiva hermenêutica-dialética. Utilizou-se as técnicas de observação participante e entrevista semiestruturada. Para a interpretação, o produto final foi confrontado com os dois marcos teóricos adotados por esta pesquisa: habitus e campo, de Pierre Bourdieu. A análise ocorreu a partir de princípios do método de interpretação de sentidos. O estudo foi realizado com a equipe de fisioterapeutas do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz, sob o registro 0084/11. Este estudo aumentou a compreensão sobre o tema abordado, destacando lacunas e limites para a intervenção fisioterapêutica em crianças, apontando algumas possibilidades para essas ações. Sabe-se, no entanto, que por tratar-se de um olhar pontual, este estudo possui limitações. Pode-se perceber claramente que, no ambiente hospitalar estudado, os pressupostos da promoção da saúde ainda não fazem parte da globalidade das intervenções fisioterapêuticas, cujo foco de atendimento são crianças e adolescentes cronicamente adoecidos.
DeCS: Fisioterapia
Promoção da Saúde
Criança
Issue Date: 2013
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: SÁ, Míriam Ribeiro Calheiros de. A prática fisoterapêutica reflexões sobre as ações cotidianas relacionadas à saúde da criança em um ambiente hospitalar. 2013. 162 f. Tese (Doutorado em Saúde da Mulher e da Criança)-Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Rio de Janeiro, RJ, 2013.
Date of defense: 2013-03
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Míriam_Sá_iff_dou_2013.pdf701.3 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.