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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7983
INDICADORES DE DESEMPENHO COMO GARANTIA DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO PRESTADO PELOS NÚCLEOS ADMINISTRATIVOS DE BIO-MANGUINHOS: UMA ANÁLISE DO APOIO ADMINISTRATIVO DA VICE-DIRETORIA DE PRODUÇÃO (AADM-VPROD)
Serviços
Qualidade na prestação de serviços administrativos
Gestão por Resultados
Servicing
Quality in the provision of administrative services
Managing for Results
Lima, Geraldina Fernandes de | Date Issued:
2011
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola Politécnica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A motivação para a realização desta monografia se encontra no desejo sempre crescente de ver o serviço público cumprir aquilo para o qual ele existe, ou seja, servir com excelência, de modo a satisfazer as expectativas e os anseios do cidadão. Criar uma estrutura de indicadores de desempenho para mensurar serviços administrativos no setor público é buscar o equilíbrio entre complexidade e simplicidade. A complexidade se dá porque as organizações públicas, de modo geral, não estão focadas na busca por resultados. O tema Indicadores de Desempenho está diretamente voltado à prática de resultados. A simplicidade, por sua vez, está no fato de que servir com excelência nos leva a gerir em busca de melhores resultados. Este trabalho, ao propor a construção de uma metodologia para mensurar a qualidade de um núcleo administrativo, demonstra que os esforços de profissionais em organizações públicas ou privadas devem estar alinhados aos resultados esperados pelas diferentes unidades de negócios, apontando para o objetivo final da organização que é a sua missão. Por esta razão, a agenda inclui uma reflexão sobre uma gestão orientada para resultados. O objeto desse estudo visa propor a extensão dessa estrutura de indicadores para outros núcleos administrativos em formação e a serem implantados na organização. A pesquisa apresenta o estudo de caso do AADM-VPROD, um núcleo de apoio administrativo implantado no ano de 2007, na área de produção de vacinas, em Bio-Manguinhos, cujas práticas administrativas e ferramentas aplicadas foram aprovadas pela Diretoria da unidade, em fevereiro de 2010. Serão analisadas as razões que motivaram a implantação do núcleo, as melhorias alcançadas, bem como apresentado o novo Catálogo de Serviços do núcleo, a partir da metodologia de indicadores de desempenho proposta. Mensurar a qualidade dos serviços prestados por esta área é dar continuidade à iniciativa de melhoria interna, agregando valor ao segmento de serviços de apoio administrativo e contribuindo para a solução de problemas organizacionais. Esta pesquisa, a partir desse estudo de caso, demonstrará a real funcionalidade das práticas aplicadas em uma área administrativa do setor público federal, sugerindo que é possível utilizar técnicas e recursos do sistema privado para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços administrativos prestados.
Keywords in Portuguese
Indicadores de DesempenhoServiços
Qualidade na prestação de serviços administrativos
Gestão por Resultados
Keywords
Performance IndicatorsServicing
Quality in the provision of administrative services
Managing for Results
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