Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8039
Title: Interações afetivo-sexuais e prevenção do HIV/Aids: análise de narrativas de homens jovens
Advisor: Gomes, Romeu
Authors: Rebello, Lúcia Emilia Figueiredo de Sousa
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A presente pesquisa tem como objeto de estudo as narrativas de homens jovens acerca das interações afetivo-sexuais e a prevenção do HIV/Aids. O estudo, que se pauta numa abordagem de pesquisa qualitativa e na análise das narrativas, busca identificar os sentidos atribuídos por homens jovens às interações afetivo-sexuais; identificar como os homens jovens se posicionam frente aos cuidados a serem adotados em prol de uma sexualidade que não lhes traga riscos de adoecer ou de morrer; identificar os sentidos atribuídos à prevenção do HIV/Aids; discutir a possível inter-relação entre enredos sexuais, modelos de masculinidade e prevenção do HIV/Aids. Os marcos conceituais teóricos são masculinidade e enredos sexuais. Dentre os resultados do estudo, destaca-se que, em alguns casos masculinos, a interdição a falar de si pode conduzir a um não cuidar de si, principalmente quando este cuidado está relacionado à interação com o outro que tanto pode ser o parceiro (a) sexual como pode ser um profissional de saúde a quem este homem tem que se dirigir nos caminhos da prevenção. Destaca-se ainda, que a intimidade que vai sendo construídas nos relacionamentos possibilita uma atitude mais recorrente de abandono de prevenção nas interações sexuais. Com base nos resultados da pesquisa conclui-se que é importante que as ações de saúde voltadas para a sexualidade masculina: (a) incentivem os homens a participarem das discussões acerca de direitos sexuais e reprodutivos; (b) consigam focar a sexualidade sem necessariamente associá-la à reprodução; (e) não reduza a compreensão da sexualidade (dos homens e das mulheres) a modelos hegemônicos de gênero e (d) trabalhem na perspectiva de deslocar as campanhas de prevenção de DST/Aids do local do simples alerta do risco para o espaço da promoção da sexualidade prazerosa sem comprometimentos da saúde de si e dos outros.
keywords: Masculinidade
Enredos Sexuais
Sexualidade
Saúde do Homem
Narrativas
DeCS: Masculinidade
Sexualidade
Saúde do Homem
Narrativas Pessoais como Assunto
Issue Date: 2010
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: REBELLO, Lúcia Emilia Figueiredo de Sousa. Interações afetivo-sexuais e prevenção do HIV/Aids: análise de narrativas de homens jovens. 2010. 99 f. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher)-Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010.
Date of defense: 2010-12
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher
Copyright: open access
Appears in Collections:IFF - Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lúcia Emilia Figueiredo de Sousa Rebello.pdf345.29 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.