Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8312
LEITURA DE HISTÓRIAS INFANTIS EM UTI NEONATAL: UMA ESTRATÉGIA VOLTADA PARA A RELAÇÃO MÃE JOVEM-BEBÊ
Almeida, Marcela Souza de | Date Issued:
2013
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O alto número de nascimentos de bebês que necessitam de internação em UTIN e os agravos decorrentes da mesma nos convocam a pensar e pesquisar alternativas no campo dos cuidados. Grande importância é dada ao desenvolvimento/ manutenção da relação mãe-bebê como medida capaz de amenizar as dificuldades a serem enfrentadas por essa dupla, bem como pelo núcleo familiar. Estas dificuldades são ainda maiores quando trata-se de uma mãe adolescente ou jovem. No que tange à assistência ao recém-nascido, significativos avanços tecnológicos e de humanização do cuidado são descritos na história recente. O presente estudo tem como objetivo principal analisar, sob a ótica de enfermeiras e mães jovens, quais os sentidos atribuídos à atividade de leitura dirigida a bebês em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, e quais as possibilidades da leitura atuar como facilitadora da relação mãe jovem-bebê, considerando a metodologia do Projeto Biblioteca Viva. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa. Paraa coleta de dados, foi utilizada a técnica de entrevista semi-estruturada. Foram entrevistadas 10 (dez) enfermeiras que trabalham em UTINe 7 (sete) mães jovens de bebês internados na unidade referida. A pesquisa demonstrou que a leitura de histórias infantis para bebês em UTI neonatal, que tem por objetivo aproximarmãe e bebê, possibilita para esse par um momento em que o foco principal não seja relativo ao adoecimento e vem a somar às propostas de atenção a essa clientela e às estratégias de aproximação da dupla mãe-bebê. Este estudo revelou ainda que mães e profissionais de enfermagem compreendem a atividade de leitura comouma qualificação da assistência em UTIN, percebendo a promoção de leitura como meio de tornar a oferta de carinho uma dinâmica institucional e como alternativa de oferecer ao RN estímulos positivos ao seu desenvolvimento.
Abstract
The high number of needed-hospitalization babies born in NICU and its
complications lead us to reflect and propose alternatives ways in the field of
medical care. The development/kepping of mother-baby relationship as a
manner to overcome the difficulties by themselves, as well as their families, is a thing to be considered. These difficulties are even harder when it is an
adolescent or young mother. As regard the newborns care, significant technological advances and in the humanization care field were recently
described. This study has the aim to analyze, under the nurses and young mothers perspective, which are the meanings attributed to the reading activity to babies in Neonatal Intensive Care Unit, as well as its possibilities to become easier the young mother-baby relationship, considering the methodology of the Biblioteca Viva Project. This is a qualitative study. For t
he data collection, a half-structured interview approach were used. We interviewed 10 (Ten) nurses that work in the NICU and seven (7) young mothers of hospitalized babies in the same unit. The results showed that the reading of children's stories to babies in NICU, allows them a time when the major focus is not the illness but the approximation of the mother-baby. This study also showed that mothers and nurses understand the reading activity as a qualification for NICU assistance, realizing that the promotion of reading is a way to become the care offering in a dynamic institution and as an alternative way to offer the newborn positive stimulation for their development.
Share