Mostrar el registro sencillo del ítem
Director | Matta, Gustavo Corrêa | |
Autor | Salustiano, Carla Franca | |
Fecha de acceso | 2014-10-15T12:56:26Z | |
Fecha de disponibilización | 2014-10-15T12:56:26Z | |
Fecha de publicación | 2013 | |
Referencia | SALUSTIANO, Carla Franca. As diretrizes curriculares nacionais e a divisão técnica e social do trabalho em enfermagem. 2013, 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2013 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8587 | |
Resumen en Portugués | Este trabalho surgiu diante do escasso debate, em documentos oficiais, sobre a divisão técnica e social do trabalho em enfermagem durante a formação. De certo, sabe-se que os trabalhadores de nível médio, oriundos em sua grande maioria, de classes sociais menos favorecidas, recebem o mínimo necessário para executar tarefas. Constata-se assim uma contradição, pois se prega maior e melhor qualidade na assistência, e quem executa é o menos qualificado. Esta dissertação foi construída a partir de uma revisão de literatura que versa sobre o trabalho de enfermagem e sua divisão técnica e social; como também a evolução histórica da formação em enfermagem. A partir da discussão teórica, apresenta-se as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) - Resolução CNE/CES n° 3, de 7 de novembro de 2001, quando nota-se o ensino destinado aos enfermeiros no Brasil focalizado, discursivamente, na formação de líderes para ocuparem os cargos de chefia existentes nos serviços de saúde, treinamento e supervisão do pessoal auxiliar. Entretanto, a escola tem reproduzido a imagem do enfermeiro como um profissional prestador de cuidados com qualidade, ensinando a valorizar e executar o cuidado individualizado ao paciente, em bases científicas. Contudo, sua função primordial, na prática cotidiana, tem se constituído, basicamente, na gerência dos serviços, no controle de material e de pessoal em atenção às expectativas do empregador. Nota-se que as mudanças curriculares no ensino de enfermagem no Brasil, tiveram a preocupação com a adequação da formação do enfermeiro aos interesses do mercado de trabalho e da formação voltada para a integralidade do cuidado à saúde, obscurecendo a necessária aticulação entre as formações voltadas as diferentes categorias da enfermagem. Observou-se um silenciamento nas DCN sobre a configuração dos profissionais de enfermagem, em pessoal de nível técnico e superior. Não havendo qualquer citação nas DCN que objetivamente enfatizem a importância da configuração da profissão no que tange a divisão técnica e social do trabalho. De certo, é preciso transpor o foco de interesse do mercado de trabalho, e inserir efetivamente o futuro enfermeiro, enquanto coordenador da maior profissão do sistema de saúde, capaz de administrar não somente o processo de trabalho, mas coordenar ações de enfermagem e para a enfermagem. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | EPSJV | pt_BR |
Derechos de autor | open access | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Diretrizes Curriculares Nacionais | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Divisão Técnica e Social do Trabalho | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Trabalho e Educação em Enfermagem | pt_BR |
Título | As diretrizes curriculares nacionais e a divisão técnica e social do trabalho em enfermagem | pt_BR |
Tipo del documento | Dissertation | pt_BR |
Fecha de la defesa | 2013-09-18 | |
Departamiento | Coordenação de Pós-Graduação | pt_BR |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Grau | Mestrado Profissional | pt_BR |
Local de defensa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. | pt_BR |
Miembros de la junta | Henriques, Regina Lúcia Monteiro | |
Miembros de la junta | Moreno, Arlinda Barbosa | |
Miembros de la junta | Lima, Júlio César França | |
DeCS | Trabalho | pt_BR |
DeCS | Enfermagem | pt_BR |
DeCS | Educação em Enfermagem | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico |