Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8601
Title: Avaliação de usabilidade em repositórios institucionais: o caso da Fiocruz
Authors: Veiga, Viviane Santos de Oliveira
Machado, Rejane Ramos
Alves, Aline da Silva
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão alterando o processo de comunicação científica. Neste contexto, surgem os Repositórios Institucionais (RIs) que tem como um dos seus objetivos a melhoraria da comunicação científica interna e externa à instituição. Preconiza-se neste ambiente o autoarquivamento, depósito pelo autor ou pessoa autorizada por ele, de um documento digital. Esta autonomia do autor na editoração e arquivamento do conteúdo de seus trabalhos pode não ser exercida devido a diversos fatores, dentre eles, a não adequação do sistema às necessidades dos usuários. O Repositório Institucional Arca, da Fundação Oswaldo Cruz, pretende viabilizar o autoarquivamento e para que este seja realizado de forma eficaz, desenvolveu-se um teste de usabilidade para avaliar o quanto e como o processo atende as necessidades do usuário. Os módulos avaliados foram de design de telas; terminologia; e informação e mensagem. Os maiores problemas de usabilidade foram identificados no módulo de informação e mensagem. Sabe-se que o processo de autoarquivamento é essencial para o sucesso dos RIs e os problemas de usabilidade identificados poderão auxiliar na melhoria do sistema, contribuindo para a adesão dos usuários.
keywords: Repositório Institucional
Usabilidade
Autoarquivamento
Tecnologias de Informação e Comunicação
Issue Date: 2013
Publisher: Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições
Citation: VEIGA, Viviane Santos de Oliveira et al. Avaliação de repositórios institucionais o caso da Fiocruz. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais... São Paulo: FEBAB, 2013.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - Trabalhos Apresentados em Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliação de usabilidade em Repositórios Institucionais- o caso da Fiocruz.pdf307.57 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.