Orientador | Reis, José Roberto Franco | |
Autor | Araújo, Tâmara Sales Oliveira de | |
Data de acesso | 2014-11-06T12:42:06Z | |
Data de disponibilização | 2014-11-06T12:42:06Z | |
Data do publicação | 2012 | |
Citação | ARAÚJO, Tâmara Sales Oliveira de. “Eu penso educação como um negócio”: a meritocracia nas políticas educacionais do governo Sérgio Cabral Filho. 2012, 221 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2012 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8737 | |
Resumo | Utilizou-se a perspectiva materialista histórico-dialética de construção da existência humana para nortear, como método que interpreta a realidade de forma totalizante e dinâmica, esta investigação preliminar. Utilizou-se a análise documental do PEE/RJ (Lei nº 5597 de 18/12/2009), do Decreto n° 42.793 de 06/01/2011 (que estabelece programas para aprimoramento e valorização dos servidores públicos da SEEDUC/RJ) e da Resolução SEEDUC nº 4.669 de 04/02/2011 (que regulamenta bonificação por resultados). Utilizaram-se outros materiais como textos dados em acolhida aos professores da rede estadual do RJ em 2011, e textos publicados em jornais e sítios eletrônicos. E isto com objetivo de analisar um pouco da lógica meritocrática nessas políticas, bem como na atuação do governador Sérgio Cabral Filho e do secretário de Educação Wilson Risolia Rodrigues no que tange a profissão docente. Fez-se uma breve historicização do início do capitalismo até tempos atuais, e suas determinações sobre o mundo do trabalho nas diversas áreas, em especial, a dos profissionais da educação. Estudou-se a constituição do Estado e a perspectiva da hegemonia como direção consentida, de uma classe social sobre outra, através da disseminação de ideias, e ainda outros conceitos como o de intelectuais orgânicos do capital, a partir de referenciais materialistas como Gramsci. Finalizando com a consideração de que os preceitos das normas analisadas se adequam à lógica capitalista oniabrangente, e que o governo do RJ busca se enquadrar aos números internacionais da qualidade do ensino a qualquer custo, mesmo que signifique culpar o professor por não alcançá-los. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | EPSJV | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Palavras-chave | Educação | pt_BR |
Palavras-chave | Professor | pt_BR |
Palavras-chave | Meritocracia | pt_BR |
Palavras-chave | Políticas | pt_BR |
Título | “Eu penso educação como um negócio”: a meritocracia nas políticas educacionais do governo Sérgio Cabral Filho | pt_BR |
Tipo do documento | Dissertation | pt_BR |
Data da defesa | 2012-12-19 | |
Departamento | Coordenação de Pós-Graduação | pt_BR |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Grau | Mestrado Profissional | pt_BR |
Local de defesa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. | pt_BR |
Membro da banca | Carvalho, Tarcísio Motta de | |
Membro da banca | Santos, Marco Antonio Carvalho | |
Membro da banca | Reis, José Roberto Franco | |
DeCS | Educação | pt_BR |
DeCS | Docentes | pt_BR |
DeCS | Políticas Públicas | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |