Advisor | Campello, Ana Margarida de Mello Barreto | |
Author | Silva, Vanessa Gomes da | |
Access date | 2014-11-06T12:42:20Z | |
Available date | 2014-11-06T12:42:20Z | |
Document date | 2012 | |
Citation | SILVA, Vanessa Gomes da. Concepções e práticas de educação politécnica: formação de trabalhadores para o cuidado ao idoso na EPSJV/Fiocruz. 2012, 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2012 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8738 | |
Abstract in Portuguese | A dissertação analisa a formação de cuidadores de idosos com base na concepção de politecnia - que considera o homem como ser histórico e social, procurando articular e embasar conhecimentos científicos, políticos e sociais para entender e refletir os modos de produção da existência e as concepções de mundo com a formação técnica. Como metodologia foi desenvolvida uma abordagem qualitativa, através de um estudo de caso sobre o Curso de Atualização Profissional no Cuidado ao Idoso Dependente desenvolvido na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)/ Fiocruz, localizada na Cidade do Rio de Janeiro em 2011. Os sujeitos da pesquisa foram os Coordenadores e Discentes, abordados através de entrevista e grupo focal respectivamente. As questões envolveram a formação profissional, as competências e a articulação teoria-prática. Constatamos que a matriz politécnica está inscrita na corrente pedagógica crítica, por isso, encontra obstáculos para sua total efetivação, devido à hegemonia capitalista. A partir do depoimento dos discentes, elencamos atribuições inerentes aos cuidadores de idosos e sua relação com as competências da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), com isso, emergiram questões sobre a valorização dos cuidadores, sua profissionalização e a emergência em consolidar uma rede de assistência ao idoso, às famílias e aos trabalhadores envolvidos. Por fim, torna-se urgente que as políticas de educação, assistência social e saúde estejam alinhadas, com a real necessidade da população, onde, através do debate e da participação social, seja possível construir estratégias de transformação. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | EPSJV | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Cuidado ao Idoso | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Politécnica | pt_BR |
Title | Concepções e práticas de educação politécnica: formação de trabalhadores para o cuidado ao idoso na EPSJV/Fiocruz | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2012-05-31 | |
Departament | Coordenação de Pós-Graduação | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Co-Advisor | Groisman, Daniel | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. | pt_BR |
Member of the board | Campello, Ana Margarida de Mello Barreto | |
Member of the board | Groisman, Daniel | |
Member of the board | Santos, Marco Antônio Carvalho dos | |
Member of the board | Romero, Dália | |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
DeCS | Serviços de Saúde para Idosos | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |