Mostrar el registro sencillo del ítem
Director | Pronko, Marcela Alejandra | |
Autor | Cabral, Wíria Christiane Livolis de Alcântara | |
Fecha de acceso | 2014-11-12T18:47:30Z | |
Fecha de disponibilización | 2014-11-12T18:47:30Z | |
Fecha de publicación | 2011 | |
Referencia | CABRAL, Wíria Christiane Livolis de Alcântara. Educação em movimento: possibilidades, limites e tensionamentos para a implementação de uma pedagogia contra-hegemônica. 2011, 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2011 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8816 | |
Resumen en Portugués | Esta pesquisa se propõe a analisar quais as possibilidades, limites e tensionamentos de uma proposta pedagógica engendrada no interior de um movimento social, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de natureza contra-hegemônica, por estar fundamentada em valores e pressupostos antagônicos aos que norteiam os currículos e as práticas pedagógicas que predominam nas escolas da rede oficial de ensino, se desenvolver em uma escola pública que se encontra inserida em um contexto de luta e resistência e por estar localizada em um Assentamento da Reforma Agrária. Ressaltamos que muito embora existam conquistas nos marcos legais, que possibilitam garantir aos povos do campo o direito ao acesso a uma educação contextualizada com a sua cultura e realidade, a própria materialidade que conforma o sistema educacional inviabiliza a consecução dessa modalidade de ensino. Buscamos apontar ainda as perspectivas que se abrem com os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, que objetivam formar educadores e educadoras para atuar em escolas do campo, a partir da experiência que vem sendo desenvolvida na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Por fim o trabalho enfatiza a necessidade da unificação visando o alargamento do campo de forças daqueles que atuam enquanto protagonistas nas lutas pelos direitos universais, no sentido de pensar a educação enquanto parte da estratégia da luta de classes. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | EPSJV | pt_BR |
Derechos de autor | open access | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Pedagogia Contra-Hegemônica | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Educação do Campo | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Políticas Educacionais | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Plano de Desenvolvimento da Educação | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Formação de Educadores e Educadoras do Campo | pt_BR |
Título | Educação em movimento: possibilidades, limites e tensionamentos para a implementação de uma pedagogia contra-hegemônica | pt_BR |
Tipo del documento | Dissertation | pt_BR |
Fecha de la defesa | 2011-12-20 | |
Departamiento | Coordenação de Pós-Graduação | pt_BR |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Grau | Mestrado Profissional | pt_BR |
Local de defensa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Co-director | Vasconcellos, Maria das Mercês Navarro | |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Esta investigación se propone analizar las posibilidades, límites y tensionamientos de una propuesta pedagógica engendrada en el interior de un movimiento social, el Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST), de naturaleza contra-hegemónica, por fundamentarse en valores y presupuestos antagónicos a los que orientan los currículos y prácticas pedagógicas que predominan en las escuelas de la red oficial de enseñanza, por desarrollarse en una escuela pública que se encuentra inserta en un contexto de lucha y resistencia y por estar localizada en un asentamiento de la Reforma Agraria. Resaltamos que aunque existan conquistas en los marcos legales, que hacen posible garantizar a los pueblos del campo el derecho al acceso a una educación contextualizada en su cultura y su realidad, la propia materialidad que conforma el sistema educacional torna inviable la consecución de esta modalidad de enseñanza. Buscamos señalar también las perspectivas que se abren con los cursos de Licenciatura en Educación del Campo, que se proponen formar educadores y educadoras para actuar en escuelas del campo, a partir de la experiencia que se viene desarrollando en la Universidad Federal Rural de Río de Janeiro. Por último, el trabajo enfatiza la necesidad de la unificación en las luchas por los derechos universales, en el sentido de pensar la educación como parte de la estrategia de lucha de clases. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. | pt_BR |
Palavras clave | Pedagogía Contra-hegemónica | pt_BR |
Palavras clave | Educación del Campo | pt_BR |
Palavras clave | Políticas Educacionales | pt_BR |
Palavras clave | Plan de Desarrollo de la Educación | pt_BR |
Palavras clave | Formación de Educadores y Educadoras del Campo | pt_BR |
Miembros de la junta | Pronko, Marcela Alejandra | |
Miembros de la junta | Vasconcellos, Maria das Mercês Navarro | |
Miembros de la junta | Fontes, Virgínia | |
Miembros de la junta | Alvarenga, Márcia Soares | |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
DeCS | Educação | pt_BR |
DeCS | Políticas Públicas | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade |