Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/9047
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
- IFF - Artigos de Periódicos [1300]
Metadata
Show full item record
EDUCAÇÃO E SAÚDE: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO ÀS POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Deficiência
Intersetorialidade
Políticas Públicas
Promoção a Saúde
Alternative title
Education and health: a necessary dialogue policies of comprehensive care for people with disabilitiesAffilliation
Fundação Oswlado Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Universidade Estácio de Sá. Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Niterói. Rio de Janeiro, Niterói, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Genética Médica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-Graduação em Educação. Rio de Janeiro, Niterói, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Genética Médica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-Graduação em Educação. Rio de Janeiro, Niterói, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância do diálogo entre a
educação e a saúde, pensadas como políticas públicas basilares no contexto
da atenção integral às pessoas com deficiência. É notória a dificuldade enfrentada
por essas áreas para estabelecer um diálogo convergente que resulte no
planejamento de ações intersetoriais para a promoção da saúde, qualidade de
vida e inclusão social e educacional dos deficientes, principalmente os deficientes
mentais. Com base em estudos de autores brasileiros buscamos elucidar
alguns fatos que reforçam a necessidade do diálogo e que não justificam a
perpetuação do hiato entre esses campos do conhecimento. Apresenta os resultados
parciais de uma experiência de intersetorialidade entre essas áreas na
Rede Municipal de Ensino de Niterói (Rio de Janeiro, Brasil) com alunos com
deficiência, na qual se destaca a ausência de uma cultura de participação popular
nas políticas públicas locais.
Abstract
This work aims to reflect on the importance of dialogue between education and
health, basic thought of as public policy in the context of comprehensive care to
people with disabilities. These findings emphasize the difficulty faced by these
areas to establish a dialogue that results in convergent planning intersectoral
action for health promotion, quality of life and social and educational inclusion of
disabled people, especially the mentally handicapped. Based on studies of
Brazilian authors seek to clarify some facts that underscore the need for dialogue
and do not justify the perpetuation of the gap between these fields of
knowledge. Presents the partial results of an experience of intersectionality between these areas in the municipal schools of Niterói (Rio de Janeiro, Brazil)
with students with disabilities, which stresses the absence of a culture of popular
participation in local public policie.
Keywords in Portuguese
Inclusão EscolarDeficiência
Intersetorialidade
Políticas Públicas
Promoção a Saúde
Share