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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IFF - Artigos de Periódicos [1300]
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MENTAL PERFORMANCE OF VERY LOW BIRTH WEIGHT PRETERM INFANTS: ASSESSMENT OF STABILITY IN THE FIRST TWO YEARS OF LIFE AND FACTORS ASSOCIATED WITH MENTAL PERFORMANCE
Prematuro
Cognição
Seguimentos
Lactente
Desempenho Psicomotor
Alternative title
Desempenho mental de bebês pré-termo de muito baixo peso ao nascer: avaliação da estabilidade nos dois primeiros anos de vida e fatores associados ao desempenho mentalAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo do estudo foi investigar a esta-bilidade do desempenho mental de bebês
prematuros de muito baixo peso ao nascer
ao longo dos dois primeiros anos de vida
e identificar os fatores associados ao seu
desempenho mental. Estudo de coorte com
109 crianças. A Escala Mental da Bayley
Scales of Infant Development – Second
Edition foi aplicada aos 6, aos 12 e entre 18-24 meses de idade corrigida. A estabilidade
dos escores entre as avaliações foi investi-gada através de análise de variância para
medidas repetidas. A associação entre as
características neonatais e sociais no desen-volvimento mental foi verificada por análise
multivariada através de regressão linear,
considerando como desfechos os Índices
de Desenvolvimento Mental aos 6 meses, 12
meses e entre 18-24 meses de idade corrigi-da. A média do Índice de Desenvolvimento
Mental aos 6 meses foi 83,4 (DP: 12,4), aos 12
meses foi 86,4 (DP: 13,9) e aos 18-24 meses
foi 73,4 (DP: 14,5). Observou-se uma dimi-nuição significativa de 13 pontos no escore
aos 18-24 meses de idade corrigida. O Índice
de Desenvolvimento Mental não apresentou
estabilidade ao longo dos dois primeiros
anos de vida nesta população de prema-turos, exceto para as crianças que tiveram
pneumonia neonatal, cujo desempenho
foi insatisfatório em todas as avaliações.
Dos fatores de risco investigados, apenas
o sexo masculino e a pneumonia neonatal
estiveram associados aos desfechos.
Abstract
The aim of this study was to investigate
the stability of mental performance of
very low birth weight premature infants
during the first two years of life, and to
identify factors associated with mental
performance.The study included 109 chil-dren. The Mental Scale of Bayley Scales of
Infant Development – Second Edition was
administered at 6, 12 and 18-24 months of
corrected age. The stability of the scores
between assessments was verified by the
analysis of variance for repeated measures.
The association of the major social and
neonatal characteristics with mental deve-lopment was confirmed using multivariate
analysis by linear regression, considering
the following outcomes: mental develop-ment indices at 6 months, 12 months and
between 18-24 months of corrected age. The
mean Mental Developmental Index (MDI)
was 83.4 (SD: 12.4) at 6 months, 86.4 (SD:
13.9) at 12 months, and 73.4 (SD: 14.5) at
18-24 months. A significant decrease in the
mental developmental index (13 points) at
18-24 month corrected age was observed.
The Mental development index did not
show stability during the first two years of
life in this population of preterm infants,
except for children with neonatal pneumo-nia whose performance was unsatisfactory
in all assessments. Among the risk factors
investigated only male gender and neonatal
pneumonia were associated with outcomes.
Keywords in Portuguese
Desenvolvimento InfantilPrematuro
Cognição
Seguimentos
Lactente
Desempenho Psicomotor
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