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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IFF - Artigos de Periódicos [1300]
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RISK FACTORS FOR COGNITIVE IMPAIRMENT IN SCHOOL-AGE CHILDREN BORN PRETERM–APPLICATION OF A HIERARCHICAL MODEL
Alternative title
Fatores de risco para alteração cognitiva em escolares nascidos pré-termo – aplicação de modelo hierarquizadoAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Hospital Municipal Lourenço Jorge. Maternidade Leila Diniz. Núcleo de Atenção Interdisciplinar ao Recém-Nascido. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Ambulatório de Seguimento de Recém-nascidos de Risco. Departamento de Neonatologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Unidade de Pesquisa Clínica. Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Ambulatório de Seguimento de Recém-nascidos de Risco. Departamento de Neonatologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Unidade de Pesquisa Clínica. Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo foi analisar fatores associados à alteração cognitiva na idade escolar de crianças nascidas prematuras de muito baixo peso
(PMBP). Uma coorte prospectiva de 65 crianças PMBP foi avaliada aos oito anos através da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças.
Um modelo para relação das variáveis com o desfecho alteração cognitiva reconheceu níveis hierárquicos: distal (variáveis socioeconômi-cas), intermediário I e II (variáveis perinatais e neonatais; variáveis pós-neonatais) e proximal (saúde da criança e estímulo psicossocial). Foi
realizada análise de regressão logística multivariada. Na regressão logística hierarquizada multivariada, a escolaridade materna (OR=0,77;
IC95% 0,63–0,94) e o número de consultas no pré-natal (OR=0,73; IC95% 0,54–0,99) mostraram uma associação protetora; porém o sexo
masculino (OR=7,3; IC95% 1,54–35,3) foi associado a piores resultados. O desempenho cognitivo dos PMBP na idade de oito anos é benefi-ciado pela maior escolaridade das mães, melhor assistência pré-natal e pelo bebê ser do sexo feminino.
Abstract
The purpose was to analyze factors associated with cognitive impairment in very low birth weight (VLBW) children born preterm. A prospec-tive cohort of 65 VLBW children was assessed at the age of eight years using the Wechsler Intelligence Scale for Children. A model for the re-lationship of variables with the cognitive impairment outcome attributed hierarchical levels: distal (socioeconomic variables), intermediate
I and II (perinatal and neonatal variables, post-neonatal variables) and proximal (child health and psychosocial stimulation). A multivariate
logistic regression was performed. In the multivariate hierarchical logistic regression, the maternal education (OR=0.77, 95%CI 0.63–0.94)
and number of prenatal visits (OR=0.73, 95%CI 0.54–0.99) showed a protective association, but the male (OR=7.3, 95%CI 1.54–35.3) was
associated with worse results. The VLBW children cognitive performance in the age of eight years benefits from more educated mothers,
better prenatal care, and the baby gender as female.
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