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AUTONOMIA E CUIDADO EM TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: OS PARADOXOS DA PRÁTICA
Laautonomía y la atención en cuidados intensivos pediátricos: las paradojas de la práctica.
Alternative title
Autonomy and care in pediatric intensive care: the paradoxes of practice.Laautonomía y la atención en cuidados intensivos pediátricos: las paradojas de la práctica.
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Ministério da Saúde. Hospital Federal da Lagoa. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Pediatria. Programa Saúde & Brincar. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Pediatria. Programa Saúde & Brincar. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Abordamos os significados atribuídos
pelos familiares e profissionais de saúde
sobre fatos, relações, práticas e
fenômenos sociais, relacionados ao
campo do Cuidado em ambiente de
terapia intensiva. A análise dos dados
teve por base a Sociologia
Fenomenológica, priorizando os
significados relacionados à autonomia.
Foram realizadas 25 entrevistas, sendo
seis com familiares que tinham crianças
internadas no serviço, e 19 com
profissionais de saúde que trabalhavam
na unidade, e observações participantes
no interior da unidade de terapia
intensiva pediátrica. Concluímos que o
cuidado intensivo em terapia intensiva
pediátrica demanda o entendimento da
autonomia como reconhecimento,
baseado na tríade: autorrealização,
autoestima e autorrespeito. Essa tríade é
constituinte da condição de sujeito, que
deveria mover as relações entre
profissionais / responsáveis / crianças em
estado crítico de saúde. Em ambiente
intensivista, a tecnologia por si só não é
capaz de responder às múltiplas variáveis
que emergem das situações.
Abstract
We cover the meanings attributed by
family members and healthcare
professionals to events, relationships,
practices and social phenomena relating
to the field of care within the intensive
care setting. The data analysis was based
on phenomenological sociology, with
priority for meanings relating to
autonomy. Twenty-five interviews were
conducted: six with members of families
that had children hospitalized in this
service; and 19 with healthcare
professionals working in the
unit. Observations on the participants
were made inside the pediatric intensive
care unit. We concluded that pediatric
intensive care requires understanding of
autonomy as recognition of the trio of
self-realization, self-esteem and self-respect. This trio is a constituent of the
subject’s condition and should drive the
relationships between professionals,
children in critical states of health and
adults responsible for these children. In
intensive care environments, technology
alone is incapable of responding to the
multiple variables that arise from such
situations.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Hablamos de los significados atribuidos por los familiares y profesionales de la salud
acerca de los hechos, las prácticas de relaciones y fenómenos sociales, relacionados con
el ámbito de la atención en la unidad de cuidados intensivos, según la perspectiva de la
sociología fenomenológica. Realizamos 25 entrevistas: seis con familiares que tenían
niños ingresados em el servicio, y 19 entrevistas com profesionales de la salud que
había trabajado em la unidad y con observación participante en el interior de la unidad
de terapia intensiva pediátrica. Concluimos que el cuidado intensivo en terapia
intensiva pediátrica demanda el entendimiento de la autonomia como reconocimiento
basado en auto-realización, auto-estima y auto-respeto.
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