Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/9554
Title: A representação do consumo de bebidas alcoólicas para adolescentes atendidos em uma Unidade de Saúde da Família
Other Titles: The representation of alcoholic beverages consumption for adolescents in a Family Health Unit
Authors: Souza, Sinara de Lima
Ferriani, Maria das Graças Carvalho
Silva, Marta Angélica Iossi
Gomes, Romeu
Souza, Tatiana Costa
Affilliation: Universidade Estadual de Feira de Santana. Departamento de Saúde. Feira de Santana, BA, Brasil.
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. São Paulo, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Centro Universitário de Franca. Franca, SP, Brasil.
Abstract: O consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes se constitui em problema mundial com repercussão nos diversos setores sociais. Entretan-to, as motivações para tal prática ainda são pouco estudadas. Buscando desvendá-las, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de com-preender as representações socialmente construí-das dos adolescentes acerca do consumo de bebidas alcoólicas, em uma Unidade de Saúde da Família da cidade de Feira de Santana, Bahia, Brasil. Os sujeitos foram vinte e um adolescentes de ambos os sexos. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram observação, grupos focais e entrevista semi-estruturada. Analisou-se os dados através da in-terpretação dos sentidos. Teve-se como resultados: esta prática representa “beber muito” que se apro-xima do conceito de binge drinkinge “junto”, evi-denciando o caráter socializador da bebida. Signi-fica também um ritual de passagem. Como fatores que influenciam a representação, destacam-se as atitudes dos adultos, especialmente o pai e a mídia. Conclui-se que a essa substância representa um capital simbólico, havendo contradições relativas à questão, precariedade de fatores protetores e exis-tência de fatores de vulnerabilidade, sendo neces-sário o repensar das políticas públicas para os ado-lescentes e para essa problemática.
Abstract: Alcoholic beverages consumption by adolescents is a global problem with repercussion on different social sectors. However, the reasons that cause this behavior are still little studied. This qualitative research aimed to understand the socially constructed representations of ado-lescents about the consumption of alcoholic bev-erages, in a Family Health Unit in the city of Feira de Santana, state of Bahia, Brazil. Subjects were twenty-one adolescents of both genders. Ob-servation, focus groups and semi-structured in-terviews were used for data collection, followed by interpretation of meanings as data analysis. Results showed that this practice represents “to drink much”, which is close to the concept of binge drinking and “to be in the group”, evidencing the socializing character of drinking. It also means a rite of passage. Among the factors that influence this representation, adults’ attitudes to alcohol, especially the father and media, are highlighted. It is concluded that this substance represents a symbolic capital, with contradictions regarding the issue, precariousness of protective factors and existence of vulnerability factors. Rethinking ad-olescent-targeted and alcohol-related public poli-cies is needed.
Keywords: Adolescent
Alcoholic Beverages and Social Representations
keywords: Adolescente
Bebidas Alcoólicas e Representações Sociais
DeCS: Adolescente
Bebidas Alcoólicas
Issue Date: 2010
Publisher: Associação brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citation: SOUZA, Sinara de Lima. et al. A representação do consumo de bebidas alcoólicas para adolescentes atendidos em uma Unidade de Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva., Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 733-741, 2010.
ISSN: 1413-8123
Copyright: open access
Appears in Collections:IFF - Artigos de Periódicos




FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.