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A REPRESENTAÇÃO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS PARA ADOLESCENTES ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Alternative title
The representation of alcoholic beverages consumption for adolescents in a Family Health UnitAuthor
Affilliation
Universidade Estadual de Feira de Santana. Departamento de Saúde. Feira de Santana, BA, Brasil.
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. São Paulo, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Centro Universitário de Franca. Franca, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. São Paulo, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Centro Universitário de Franca. Franca, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
O consumo de bebidas alcoólicas por
adolescentes se constitui em problema mundial com
repercussão nos diversos setores sociais. Entretan-to, as motivações para tal prática ainda são pouco
estudadas. Buscando desvendá-las, desenvolveu-se
uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de com-preender as representações socialmente construí-das dos adolescentes acerca do consumo de bebidas
alcoólicas, em uma Unidade de Saúde da Família
da cidade de Feira de Santana, Bahia, Brasil. Os
sujeitos foram vinte e um adolescentes de ambos os
sexos. As técnicas utilizadas para a coleta de dados
foram observação, grupos focais e entrevista semi-estruturada. Analisou-se os dados através da in-terpretação dos sentidos. Teve-se como resultados:
esta prática representa “beber muito” que se apro-xima do conceito de binge drinkinge “junto”, evi-denciando o caráter socializador da bebida. Signi-fica também um ritual de passagem. Como fatores
que influenciam a representação, destacam-se as
atitudes dos adultos, especialmente o pai e a mídia.
Conclui-se que a essa substância representa um
capital simbólico, havendo contradições relativas
à questão, precariedade de fatores protetores e exis-tência de fatores de vulnerabilidade, sendo neces-sário o repensar das políticas públicas para os ado-lescentes e para essa problemática.
Abstract
Alcoholic beverages consumption by
adolescents is a global problem with repercussion
on different social sectors. However, the reasons
that cause this behavior are still little studied.
This qualitative research aimed to understand
the socially constructed representations of ado-lescents about the consumption of alcoholic bev-erages, in a Family Health Unit in the city of
Feira de Santana, state of Bahia, Brazil. Subjects
were twenty-one adolescents of both genders. Ob-servation, focus groups and semi-structured in-terviews were used for data collection, followed
by interpretation of meanings as data analysis.
Results showed that this practice represents “to
drink much”, which is close to the concept of binge
drinking and “to be in the group”, evidencing the
socializing character of drinking. It also means a
rite of passage. Among the factors that influence
this representation, adults’ attitudes to alcohol,
especially the father and media, are highlighted.
It is concluded that this substance represents a
symbolic capital, with contradictions regarding
the issue, precariousness of protective factors and
existence of vulnerability factors. Rethinking ad-olescent-targeted and alcohol-related public poli-cies is needed.
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