Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/9666
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DO LETRAMENTO MULTISSEMIÓTICO A PARTIR DE MÍDIAS 2.0
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
A disponibilidade de informação em diferentes mídias e formatos provoca a necessidade de ajustes nos processos de letramento. À escola, como principal agência de letramento dos alunos, cabe ofertar a estes experiências que os levem a desenvolver habilidades e competências para leitura e escrita de textos multimodais. Neste sentido, foi desenvolvido um projeto junto a uma turma de Educação de Jovens e Adultos, de um Colégio de Aplicação, no segundo semestre de 2012. O projeto visava ao letramento multimodal destes alunos por meio da produção de infográficos utilizando, como recurso, o Prezi. A análise do material produzido mostrou que mídias 2.0 como Prezi são adequadas para este tipo de trabalho pois foram encontradas evidências de letramento multimodal nos alunos participantes do estudos. A pesquisa também mostrou que o domínio de um gênero multimodal, assim como um gênero textual, demanda tempo e atividades contínuas por parte dos professores.
Abstract
The availability of information in different media and formats causes the need for adjustments in the processes of literacy. At school, as lead agency for literacy students, it is offering these experiences that lead them to develop skills and competencies for reading and writing multimodal texts. Therefore, a project was developed together with a group of Youth and Adults, a School of Application, in the second half of 2012. The project aimed to multimodal literacy of these students through the production of infographics using as a resource, Prezi. The analysis showed that the material produced 2.0 as Prezi media are suitable for this kind of work because it found evidence of multimodal literacy in students participating in the study. The survey also showed that the domain of a multimodal genre, as well as a genre, takes time and ongoing activities by teachers.
Share