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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS SOBRE O AMBIENTE E A ALIMENTAÇÃO DISPONÍVEL NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM EMANCIPATÓRIA
Saúde Escolar
Autonomia Pessoal
Saúde e Meio Ambiente
Pes¬quisa Qualitativa
School Health
Perso¬nal Autonomy
Environmental Health
Qualitative Research
Alternative title
Public school students’ perceptions of the environment and food available at the school: an emancipatory approachAuthor
Affilliation
Universidade de Brasília. Faculdade Ceilândia. Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Gestão de Serviços de Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil/Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Ciências da Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Saúde Coletiva. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Gestão de Serviços de Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil/Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Ciências da Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Saúde Coletiva. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo tem como objetivo analisar a percep¬ção dos escolares da rede pública sobre o ambiente escolar e a alimentação disponível na escola. Na perspectiva da abordagem qualitativa e segundo pressupostos da pesquisa ação, foram realizadas Oficinas em Dinâmica de Grupos (ODG) com estu-dantes das escolas públicas de Ceilândia-DF. Ao final de cada ODG, as crianças redigiram cartas aos pais e educadores com propostas de mudança e sugestões para o delineamento de um ambiente facilitador de escolhas mais saudáveis, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a clareza dos escolares para reconhecer uma alimenta¬ção adequada e saudável, bem como para discernir as razões que determinam e sustentam as escolhas não salutares. A perspicácia das crianças surpreende a incoerência dos tomadores de decisão e educadores que recomendam consumo saudável, mas não faci¬litam o acesso desses alimentos nas escolas. Suas sugestões para construir ambiente favorável à saúde incluem medidas ponderadas, a serem implantadas paulatinamente a partir de processo reflexivo. Con¬clusão: Segundo a percepção das crianças, não existe na escola o suporte necessário para as escolhas salutares. Isso aponta para a necessidade de ressig¬nificar as práticas de educadores e de profissionais de saúde no sentido de ampliar a participação efetiva das crianças na elaboração de propostas a serem desenvolvidas nas escolas. Salienta a importância de escutá-las na construção de ambiente saudável na escola como protagonistas e ativadoras dos pro¬cessos de mudança neste âmbito em vista da clareza e discernimento que demonstram ao identificar as dificuldades inerentes a escolhas saudáveis
Abstract
This study aims to analyze the perceptions of students from public school concerning the envi¬ronment and food available at the school. From the perspective of a qualitative approach according to action research assumptions, workshops were held in Group Dynamics (GD) with students from public schools Ceilândia-DF. At the end of each workshop, children wrote letters to parents and educators with proposals for changes and suggestions for the design of an environment enabling healthier choices, which were subjected to content analysis. Results show clearly that the students distinguish appropriate and healthy and unhealthy food, as well as discern the reasons that determine and sustain unhealthy choices. The children’s insight surprised decision makers and educators, who recommend healthy consumption but do not facilitate access to these foods in schools. Students’ suggestions for building a healthy environment include measures, from a reflective process, to be implemented gra-dually. Conclusion: The perceptions of children in school is that wholesome choices need to be suppor-ted. It pointed out the need to reframe the practices of educators and health professionals in order to increase the effective participation of children in developing proposals to be developed in schools. It stresses the importance of listening to them as protagonists in building a healthy environment in school and activating the processes of change in this area in view of the clarity and insight that demonstrate the difficulties inherent in identifying the choices.
Keywords in Portuguese
Promoção da SaúdeSaúde Escolar
Autonomia Pessoal
Saúde e Meio Ambiente
Pes¬quisa Qualitativa
Keywords
Promotion HealthSchool Health
Perso¬nal Autonomy
Environmental Health
Qualitative Research
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