Browsing by Author "Vasconcellos, Marcelo Simão de"
Now showing items 8-24 of 24
-
Health é Vida? Consumo simbólico em jogos digitais de entretenimento
Carvalho, Flávia Garcia de | Date Issued: 2020Esta pesquisa sobre consumo de sentidos de saúde se volta para jogadores, dando sequência a uma pesquisa de mestrado, que havia mostrado que jogos de entretenimento são capazes de produzir sentidos de saúde de diversas ... -
Intertextualidade Procedimental: intertextualidade das regras e mecânicas em jogos digitais
Carvalho, Flávia Garcia de et al. | Date Issued: 2023Intertextualidade é um conceito importante para o estudo das mídias, porém, ao revisar a literatura entrecruzando jogos e intertextualidade, observamos que as análises raramente incluem como texto os seus elementos mais ... -
Jogo do Acesso Aberto
Monteiro, Juan Puppin et al. | Date Issued: 2016O Jogo do Acesso Aberto é um newsgame, um tipo de jogo mais curto e simples, geralmente inserido em páginas web, cujo objetivo principal é ilustrar uma notícia ou ainda divulgar algum tema. Ele visa despertar interesse ... -
“Jogo do acesso aberto”: desenvolvendo um newsgame para a comunicação e saúde
Vasconcellos, Marcelo Simão de et al. | Date Issued: 2016O acesso aberto é importante para a pesquisa científica, mas também tem impacto na saúde. Sua adoção envolve aspectos ideológicos e é necessário conscientizar tanto pesquisadores quanto a população da sua importância. ... -
Jogo e educação: menções e concepções em documentos oficiais
Dias, Cynthia Macedo et al. | Date Issued: 2017Na educação, cada um dos usos (ou não usos) de jogos baseia-se em concepções distintas a respeito de qual seu potencial cultural e de aprendizagem. As práticas pedagógicas não necessariamente seguem as proposições dos ... -
Jogo é para o que se move: Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos
Dias, Cynthia Macedo | Date Issued: 2020O tema desta pesquisa é a criação e adaptação de jogos analógicos por alunos e professores, como estratégia de construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem, fundamentada em competências do Design. ... -
O SuperSUS na construção de processos para a comunicação e Saúde com o público jovem
Farias, Lays Hevéricia Silveira de | Date Issued: 2023A Comunicação e Saúde traz perspectivas importantes para a construção de estratégias que fortaleçam o Sistema Único de Saúde como política pública. Os jogos têm sido construtos importantes nesse processo, seja por sua ... -
“Quem deixou isso aqui?”
Vasconcellos, Marcelo Simão de et al. | Date Issued: 2015Jogo voltado para a conscientização de pais e responsáveis sobre os riscos de intoxicação doméstica em crianças. O jogador deve tomar conta de uma menininha para que ela não se intoxique com substâncias perigosas, mas que ... -
Redesign of a game to prevent exogenous poisoning: adding risks and forms of participation
Carvalho, Flávia Garcia de et al. | Date Issued: 2023Em 2016, o jogo digital Quem deixou isso aqui?! foi lançado um jogo sério que visa sensibilizar os pais sobre os riscos de intoxicações exógenas presentes num agregado familiar comum e as principais formas de prevenção. ... -
Saúde como mercadoria: uma problematização da representação da saúde em jogos digitais de entretenimento
Carvalho, Flávia Garcia de et al. | Date Issued: 2018O termo “saúde” representa um problema conceitual até mesmo em suas áreas especializadas. Por outro lado, é tema importante para a população e se manifesta em diversas mídias, incluindo jogos digitais de entretenimento. ... -
A saúde em jogos de entretenimento: análise da produção de sentido em dois jogos digitais
Carvalho, Flávia Garcia de et al. | Date Issued: 2018Neste trabalho analisamos a produção de sentidos de saúde em jogos digitais, tomando-os como novos espaços de comunicação. Para tanto, selecionamos dois jogos de sucesso de público e crítica - BioShock e Deus Ex: Human ... -
A saúde na literatura acadêmica sobre jogos: uma análise das publicações do SBGames
Vasconcellos, Marcelo Simão de et al. | Date Issued: 2016-09Os jogos sobre saúde são um grupo importante dentro dos serious games, mas é um engano entendê-los de forma homogênea, como se todos traduzissem as mesmas concepções e apresentassem a mesma abordagem das questões de ... -
Sentidos da saúde em jogos digitais
Carvalho, Flávia Garcia de | Date Issued: 2016A saúde é um tema plural e de interesse geral da população, com uma produção simbólica que não se restringe a um campo de práticas profissionais e é um conceito vulgar, no sentido de que está ao alcance de qualquer pessoa. ... -
Superaventuras e ciência: um estudo sobre a representação da ciência e dos cientistas em filmes do Hulk
Silva Filho, Fernando Alves da | Date Issued: 2019As produções cinematográficas apresentam diferentes arquétipos de ciência e cientistas e sua análise permite entender o imaginário social da ciência. No presente estudo, temos como objetivo compreender como a ciência e os ... -
Supersus como estratégia para inovar a comunicação e saúde
Farias, Lays Hevércia Silveira de | Date Issued: 2020Introdução: O reforço positivo sobre o direito a saúde e o SUS deve ser estimulado,no público-jovem, com a finalidade de fortalecer as políticas de saúde. As tecnologiasdigitais como os serious games tem desempenhado papel ... -
SuperSUS como recurso para inovar a comunicação em saúde
Farias, Lays Hevercia Silveira de et al. | Date Issued: 2023Considerando que o conhecimento do direito à saúde de toda a população deve ser estimulado no público jovem com a finalidade de fortalecer as políticas públicas dessa área, este artigo baseia-se em uma pesquisa que buscou ... -
Usos da etnografia em mundos virtuais baseados na imagem
Vasconcellos, Marcelo Simão de et al. | Date Issued: 2011A etnografia é uma técnica consagrada na pesquisa em ciências sociais, especialmente na antropologia. Contudo, os novos espaços de comunicação mediados pela tecnologia têm apresentado desafios à sua aplicação, face à ...