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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12421
INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO DO PACIENTE E DO FAMILIAR NO AMBIENTE HOSPITALAR
Ambiente Hospitalar
Custos de Transação
Acreditação Hospitalar
Contribuição Gerencial
Health Services Environment
Transaction Costs
Accreditation Standards for Hospitals
Management Solutions
Família
Ambiente de Instituições de Saúde
Hospitais
Gerenciamento de Segurança
Acreditação
Silva, Jorge Luiz da Silveira | Date Issued:
2011
Alternative title
Influence of patient education and family in hospitalAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Com foco empírico em unidades hospitalares (UHs), esta dissertação testa a
associação entre Educação do Paciente e do Familiar (EPF) e Gerenciamento do
Ambiente Hospitalar e Segurança (GAS). A amostra de conveniência é composta de 33
relatórios de avaliação da Acreditação Hospitalar (AH) sobre 27 UHs não-identificadas
concluídos entre 2004 e 2009. Para tratar o material empírico, primeiro foi desenvolvida
uma análise confirmatória dos dados sobre as unidades de observação amostradas,
apoiada em técnicas paramétricas, visando confirmar a associação da função gerencial
EPF com a função GAS e, em seguida, foi feito um estudo de caso sobre o resultado da
última avaliação da função EPF do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas
(IPEC) pela AH, realizada em 2006, com vistas a produzir contribuições gerenciais
relativas à sua conformidade. Os objetivos propostos foram atingidos com o auxílio da
Análise Fatorial, em parte devido ao reduzido tamanho da amostra e também em
decorrência de elevada colinearidade, além da reduzida variação dos escores usados
como variáveis independentes. Como contribuição metodológica, a dissertação divulgou
uma fonte de dados inédita na pesquisa sobre economia da gestão. Como contribuição
gerencial, identificou os fatores componentes de EPF influentes na GAS e esclareceu as
relações entre as funções organizacionais da AH e o desempenho em GAS, contribuindo
para o empenho de gestores e profissionais de saúde na mudança na organização.
Abstract
By empirically focusing on hospital units this master dissertation tests whether
Education of Patients and Relatives is useful to manage health services environment.
The convenience sample consisted of 33 assessment reports relating to 27 unidentified
hospitals and completed between 2004 and 2009. To investigate the empirical
information confirmatory analysis were performed with the help of statistical
techniques. Factoral Analysis was used with Multiple Regression Model to complete
stated research goals which were only partially attained due to both the small sample
and collinearity problems, as well as to the small range of most independent variables in
the study. With views to produce managerial contribution about Education of Patients
and Relatives in Evandro Chagas Clinical Research Institute of Oswaldo Cruz
Foundation in Brazil (IPEC/FIOCRUZ), a case study was developed using data of
Hospital Accreditation report. Two contributions of the dissertation should be noted:
first, its pioneering use of Hospital Accreditation reports as a data source on the
economics of organizations; second, the managerial implications stemming from its
investigation of the organizational environment around hospital units and pointing to a
necessary compromise of managers and professionals toward organizational change.
Keywords in Portuguese
Educação do Paciente e do FamiliarAmbiente Hospitalar
Custos de Transação
Acreditação Hospitalar
Contribuição Gerencial
Keywords
Patient PromotionHealth Services Environment
Transaction Costs
Accreditation Standards for Hospitals
Management Solutions
DeCS
Educação de Pacientes como AssuntoFamília
Ambiente de Instituições de Saúde
Hospitais
Gerenciamento de Segurança
Acreditação
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