Advisor | Castro, Helena Carla | |
Advisor | Silva, Marcos André Vannier da | |
Author | Pinto, Érica Ana | |
Access date | 2016-01-07T13:43:27Z | |
Available date | 2016-01-07T13:43:27Z | |
Document date | 2014 | |
Citation | PINTO, E. A. Ensino de Ciências no interior da Bahia: propostas e ações envolvendo aulas práticas e a metodologia da problematização com o arco de Maguerez. 2014. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de janeiro, 2014. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12503 | |
Abstract in Portuguese | O ensino de ciências ainda carece de abordagens práticas que permitam aos alunos a compreensão da natureza e de seus processos de forma contextualizada. Este ensino pode contribuir para diminuir as diferenças, inclusive tecnológicas, existentes entre as regiões do país. O município de Miguel Calmon, localizado no interior da Bahia, sofre com o polígono das secas e apresenta índices baixíssimos no IDEB, resultante de professores carentes de formação e infraestrutura precária das escolas. Assim, neste trabalho tivemos como objetivo desenvolver propostas e ações no intuito de contribuir para a melhoria do ensino de Ciências neste Município. Para isso, inicialmente analisamos as concepções prévias de professores de Ciências (n=18) e alunos da rede pública de Educação Básica (n=218) sobre aulas práticas e sua importância; onde detectamos que 78% dos professores já realizaram aulas práticas que não foram voltadas para a experimentação e investigação científicas, e 54% dos alunos relacionaram aulas práticas apenas com as disciplinas de Artes e Educação Física
Neste trabalho planejamos ainda um laboratório interdisciplinar de aulas práticas juntamente com um manual básico de uso (biossegurança e boas práticas) e uma disciplina sobre iniciação ao Método Científico, os quais foram propostos ao gestor do Município. Além disso, realizamos uma oficina com os professores de Ciências e Biologia (n= 13) sobre planejamento de experimentos/práticas com o uso de recursos e materiais alternativos de baixo custo através da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez em 2013, que trouxe um saldo positivo quanto à conscientização dos mesmos sobre a importância e as alternativas para a realização de aulas envolvendo a experimentação, para a melhoria da aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Aulas Práticas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação de Professores | pt_BR |
Subject in Portuguese | Metodologia da Problematização | pt_BR |
Subject in Portuguese | Arco de Maguerez | pt_BR |
Title | Ensino de Ciências no interior da Bahia: propostas e ações envolvendo aulas práticas e a metodologia da problematização com o arco de Maguerez | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2014-05-16 | pt_BR |
Departament | Pós-Graduação Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Abstract | Science education still lacks practical approaches that allow students to understand the nature and its processes in context. This training can help to reduce the differences, including technological, betwee n the different regions of the country. The municipal of Miguel Calmon, located in Bahia, suffering with the drought polygon and has had very low in IDEB resulting from poor teacher training and poor infrastructure of schools. In this work we aimed to deve lop proposals and actions in order to contribute to the improve ment of science teaching in the county. For this, first we analyze the preconditions of science teachers (n = 18) and students from public primary and secondary education (n = 218) classes abou t practices and its importance conceptions; where we detected that 78 % of teachers have conducted practical classes that were not focused on experimentation and scientific research, and 54 % of practical classes related only to the disciplines of Arts and Physical Education. In this work we plan to further interdisciplinary laboratory practical c lasses along with a basic manual of user (and good biosec urity practices) and a course about introduction to the Scientific Method, that were proposed to the City Manager. In addition, we conducted a workshop with teachers of Science and Biology (n = 13) into design of experiments / practices with the use of resources and alternative low cost materials throug h the methodology of question with Arch Maguerez in 2013, which brought a positive balance as the awareness about the importance of them and alternatives for conducting classes involving experimentation, for the improvement of student learning. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Member of the board | Meirelles, Rosane Moreira Silva de | pt_BR |
Member of the board | Pletsch, Márcia Denise | pt_BR |
Member of the board | Madeira, Lucianne Fragel | pt_BR |
DeCS | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
DeCS | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |
DeCS | Docentes | pt_BR |
DeCS | Aulas | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |