Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12715
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12978]
Metadata
Show full item record
A IMUNOLOGIA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO
Alternative title
The Immunology in Brazilian Middle SchoolAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Laboratório de Imunofisiologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Laboratório de Imunofisiologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Espaço Ciência Viva, Rio de Janeiro, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Laboratório de Imunofisiologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Espaço Ciência Viva, Rio de Janeiro, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Laboratório de Imunofisiologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Espaço Ciência Viva, Rio de Janeiro, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Laboratório de Imunofisiologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Espaço Ciência Viva, Rio de Janeiro, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho apresenta uma pesquisa
bibliográfica documental sobre a Imunologia no 2º segmento do Ensino Fundamental (EF) brasileiro. Foram realizados levantamentos em
quatro bases de dados e no site de busca Google
acadêmico. Ademais, foram realizadas análises
interpretativas da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação e dos Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN), visando à identificação da inserção do tema
Imunologia nos documentos ofi ciais que norteiam
a educação brasileira. Foram encontrados 21
artigos relacionados ao ensino de Imunologia.
Contudo, somente um desses tratava do ensino
de Imunologia no EF. Nos PCN, foi verifi cada a
presença da recomendação do ensino do tema
com uma abordagem “bélica”. Consideramos
que, apesar da contemporaneidade e relevância
do tema para a formação do cidadão, há pouca
investi gação sobre a inserção da Imunologia
no contexto investigado e sobre o ensino e a
aprendizagem do tema.
Abstract
This paper presents a literature search of
documents about Immunology in the Brazilian
Middle School (MS). Surveys were conducted by
using the databases SciELO, PubMed, Science
Direct and BVS and the search web site Google
scholar, aiming at identi fying scientific papers
related to the teaching of Immunology and the
approach given to this fi eld of knowledge in the
literature. Further analyses of the Brazilian law
and basic guidelines and the National Curricular
Parameters (NCP) were conducted, in order to
identi fy the inserti on of the topic in the documents
that guide the Brazilian education. We found 21
items related to the teaching of immunology.
However, only one of these was about the teaching
of Immunology in MS. In PCN, we found the
recommendati on of the teaching of this subject by
means of a “war” attitude. Such approach becomes
as an epistemological obstacle preventing a broad
understanding of immunology in the context of
the whole organism. We conclude that, despite
the contemporary aspect and the importance of
the theme for citizenship development, there is
scare research on the insertion of immunology
in the investigated context and in the context of
teaching and learning of this subject.
Share