Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12925
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12119]
Metadata
Show full item record
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM LABORATÓRIOS DE SAÚDE PÚBLICA
Aprendizaje basado en problemas: una propuesta para la formación de técnicos en laboratorios de salud pública
Educação profissionalizante
Currículo
Aprendizagem ativa
Aprendizagem baseada em problemas
Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública
Saúde pública
Professional education
Curriculum
Active learning
Problem Based Learning
Brazilian National Public Health Laboratory
Public Health
Educación profesional
Currículo
Aprendizage activa
Aprendizaje basado en problemas
Sistema Nacional de Laboratorios de Salud Pública
Salud pública
Alternative title
Problem-based learning: a proposal for the training of students as public health laboratory techniciansAprendizaje basado en problemas: una propuesta para la formación de técnicos en laboratorios de salud pública
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal do Acre. Rio Branco, AC, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal do Acre. Rio Branco, AC, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
No âmbito da formação profissionalizante, as características da aprendizagem baseada em problemas (ABP)
propiciam uma maior aproximação dos alunos da prática profissional. Este artigo apresenta uma proposta
curricular inovadora para a formação de técnicos em laboratórios de saúde pública, fundamentada na ABP. A
lógica da estrutura curricular apoia-se em dois eixos estruturantes: 1) as principais tecnologias utilizadas nos
laboratórios de saúde pública, tais como a microscopia, a volumetria, a espectrofotometria, a cromatografia
e a eletroforese; e 2) as principais matrizes utilizadas nos laboratórios, tais como a água, os alimentos,
a urina, as fezes e o sangue. Com esta proposta, busca-se fomentar discussões acerca da implantação de
currículos e de estratégias de ensino que possam contribuir para melhorar o ensino profissionalizante no
Brasil, assim como promover a formação de técnicos capazes de atuarem nos laboratórios que compõem o
Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB).
Abstract
In the context of vocational training, the characteristics of the problem-based learning (PBL) provide a
greater proximity of the students to professional practice. This article presents an innovative curriculum
proposal for the training of technicians in public health laboratories, based on PBL. The logic of the
curriculum structure is based on two axes: 1) The main technologies applied at public health laboratories,
such as microscopy, volumetry, spectrophotometry, chromatography and electrophoresis; and 2) The main
matrices used in laboratories, such as water, food, urine, faeces and blood. With this proposal, we seek to
foster discussions about the curriculum implementation and the teaching strategies that can contribute to
the improvement in vocational education in Brazil, as well as promote the training of technicians capable of
working in laboratories comprising the Brazilian National Public Health Laboratory (SISLAB).
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
En el ambito de la formación profesional, el aprendizaje basado en problemas (ABP) permite una mayor
aproximación de los estudiantes a la práctica para habilitarse en una profesión. Este artículo presenta una
propuesta curricular inovadora para la formación de técnicos en laboratórios de salud pública, basada en
ABP. La lógica de la estructura curricular se sustenta en dos ejes: 1) Las principales tecnologías utilizadas em
los laboratorios de salud pública tales como, microscopia, volumetría, espectrofotometría, cromatografía
y electroforesis; y 2) Las principales matrices utilizadas en los laboratorios, como agua, alimentos
y fluidos biológicos en general. Con esta propuesta se busca el fomento de discusiones com respecto a
la implementación de currículos y de estratégias de enseñanza que puedan contribuir a la enseñanza
profesional en Brasil al igual que promover la formación de técnicos capaces de actuaren en los laboratórios
que componen el Sistema Nacional de Laboratorios de Salud Pública (SISLAB).
Keywords in Portuguese
Educação profissional em saúdeEducação profissionalizante
Currículo
Aprendizagem ativa
Aprendizagem baseada em problemas
Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública
Saúde pública
Keywords
Health professional educationProfessional education
Curriculum
Active learning
Problem Based Learning
Brazilian National Public Health Laboratory
Public Health
Keywords in Spanish
Educación profesional en saludEducación profesional
Currículo
Aprendizage activa
Aprendizaje basado en problemas
Sistema Nacional de Laboratorios de Salud Pública
Salud pública
Share