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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13461
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A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE SABERES NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Estratégia Saúde da Família
Produção de Saberes
Estratégia Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Processo Saúde-Doença
Silva, Josinei Feijó da | Fecha del documento:
2015
Titulo alternativo
A permanent em saúde educação as espaço produção of knowledge of strategy na Saúde da FamíliaAutor
Director
Co-director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
A Educação Permanente dos profissionais de saúde constitui ainda um desafio para o Sistema Único de Saúde. Embora exista uma política que norteia tal proposta,pouco se sabe efetivamente a respeito do seu potencial na produção de saberes no dia a dia destes profissionais. Em virtude disto, a pesquisa teve como objetivo discutir as ideias gerais intrínsecas das Políticas Nacionais de Educação Permanente em Saúde de 2004 e 2009, e usou como eixo norteador a questão da produção de saberes nas práticas dos profissionais. O trabalho tem uma abordagem qualitativa, composta por análise documental e grupos focais com profissionais que atuam em equipes da Estratégia Saúde da Família de um Centro Municipal de Saúde do Município do Rio de Janeiro. Identificaram-se através da análise alguns modos de compreender e utilizar a Educação Permanente como espaço de produção do saber, seja para a circulação do conhecimento científico, seja com o momento de reflexão a partir dos saberes da prática. Foi possível perceber também,pela fala dos profissionais, uma certa fragilização da formação técnica do agente comunitário de saúde, com efeitos possíveis no desempenho de suas funções profissionais e da equipe.
Resumen en ingles
A Continuing Education (Educação Permanente) of health professionals is still achallenge for the National Health System. Although there is a national policy thatguides such a proposal, little is actually known about its potential in the production ofknowledge in everyday life of these professionals. Because of this, the researchaimed to discuss the general proposes of the National Continuing Education Policies(2004 and 2009), and used as a guideline the issue of production of knowledge inprofessional practices. The study is a qualitative approach, consisting of documentanalysis and focus group dynamics with professionals who work in the Family HealthStrategy teams of a Municipal Health Center in the city of Rio de Janeiro. They wereidentified by analyzing some ways to understand and use the Continuing Educationas a production space of knowledge, either to the circulation of scientific knowledge,whether as a moment of reflection from the practical knowledge. It could be observedalso some weakening of technical training of community health agents, with possibleeffects on the performance of their professional and team functions.
Palabras clave en portugues
Educação Permanente em SaúdeEstratégia Saúde da Família
Produção de Saberes
DeCS
Educação ContinuadaEstratégia Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Processo Saúde-Doença
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