Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14179
Title: Otimização de determinação de atividade enzimática como metodologia para avaliação em detergentes enzimáticos de uso restrito em estabelecimento de assistência à saúde
Advisor: Silva, Adriana Sant'Ana da
Members of the board: Silva, Filipe Soares Quirino da
Doria, Sônia Ribeiro
Pesgrave, Rosaura de Farias
Authors: Lopes, Leonardo de Souza
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde
Abstract: Saneantes Domissanitários são produtos controlados pela Vigilância Sanitária / ANVISA e utilizados com os mais diferentes objetivos. Alguns desses saneantes são classificados como detergentes e, de acordo com o DECRETO Nº 79.094 de 5 de janeiro de 1977, são aqueles destinados a dissolver gorduras e à higiene de recipientes e vasilhas e à aplicação em ambientes domiciliar, coletivo e público. Para ambientes hospitalares, alguns detergentes são formulados com adição de enzimas que facilitam a remoção de sujidade, pois agem de forma específica, não danificando os materiais constituintes dos equipamentos e instrumentos, são atóxicos, biodegradáveis e de fácil manipulação. As enzimas mais utilizadas são basicamente de três tipos: amilases, proteases e lipases. Para manter a atividade as enzimas necessitam de condições ideais de temperatura e pH, o que torna necessário o controle da qualidade por parte do fabricante e do laboratório do sistema de vigilância sanitária no produto acabado. Atualmente os laboratórios do sistema de vigilância sanitária não possuem metodologias de controle da qualidade de produtos com atividade enzimática. O presente trabalho tem como objetivo verificar as formulações de detergentes enzimáticos disponíveis no mercado e otimizar métodos de análise das atividades amilolítica, proteolítica e lipolítica para atender a demanda da Vigilância Sanitária. As informações dos fabricantes de detergentes enzimáticos não mostraram uniformidade em relação à especificidade e nomenclatura das enzimas. Os métodos apresentaram bons resultados nos parâmetros de linearidade e repetibilidade, contribuindo assim para posterior validação.
DeCS: Vigilância Sanitária
Detergentes^senzimologia
Amilases
Peptídeos Hidrolases
Lipase
Issue Date: 2014
Citation: LOPES, L. S. Otimização de determinação de atividade enzimática como metodologia para avaliação em detergentes enzimáticos de uso restrito em estabelecimento de assistência à saúde. 2009. xi,58 f. Trabalho de conclusão de curso(Especialização em Vigilância Sanitária)-Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
Date of defense: 2009
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Coordenação de Pós-Graduação
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária
Copyright: open access
Appears in Collections:INCQS - Trabalhos de Conclusão de Curso - Especialização

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
32.pdf367.96 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.