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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14454
A CRIAÇÃO DOS CENTROS INTERATIVOS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O CAMPO DAS CIÊNCIAS DA VIDA E DA SAÚDE
Políticas de C&T
Educação não formal em C&T
Educação em ciências
Educação em saúde
Popularização da ciência
Centros e Museus de Ciência
S & T policies
Informal and Non-formal education in S & T
Science education
Health education
Popularization of science
Science Centers and Museums
Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Educação em Saúde
Exposições Científicas
Políticas Públicas
Bonatto , Maria Paula de Oliveira | Date Issued:
2012
Alternative title
The creation of the Interactive Center of Science and Technology and Public policies in Brazil: a contribution to the field of Life and health sciencesAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esse trabalho investiga e analisa os processos que originaram os Centros Interativos de Ciência e
Tecnologia (Science and Technology Centers), como conceito de museu e de práxis educativa voltada
para a divulgação e popularização da ciência por meio de exposições interativas. Essa análise tem
como base conceitual e método de trabalho a contribuição de Gramsci para o marxismo, enfocando a
totalidade histórica: geral ̶ âmbito mundial; regional ̶ observando as particularidades da América
Latina, e específica ̶ âmbito da realidade dos Centros Interativos de Ciência e Tecnologia (CICT), que
hoje se espalham pelo Brasil sob o conceito ampliado de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia. O
foco do estudo está na compreensão dos processos de formação dos CICT no Brasil, buscando
identificar que tipos de representações sobre a ciência e a tecnologia estes espaços têm gerado. A
pesquisa procura responder às questões: 1. Quais são os perfis que caracterizam os Centros Interativos
de Ciências Brasileiros criados nas décadas de 1970 a 2000 e a que instituições estão associados? 2.
Quais são as diretrizes políticas que orientam a criação e organização dos CICT? 3. Quais as
influências dessas diretrizes nas disputas por definições e abordagens de exposições e, portanto, no
campo da educação/cultura em ciência e saúde? A hipótese levantada pelo estudo é a de que os CICT
são instituições que, além de terem características e objetivos diferenciados dos Museus de Ciência e
Tecnologia tradicionais, tem seu surgimento marcado por uma conjuntura sócio-política e econômica
específica, a do neoliberalismo, adquirindo, mais tarde, os atributos das políticas da chamada “Terceira
Via”: a inclusão social, paz social, valorização das diversidades. Nesse processo as principais
características e objetivos de CICT são frutos do apoio específico de políticas públicas criadas para
direcionar seus temas e ações, o que os caracteriza como aparelhos que participam das modificações
profundas que acontecem no direcionamento da educação/cultura científica da nação no período de sua
criação. Esse fato passa sem uma reflexão específica, por parte de intelectuais de museus e de CICT,
acerca das características da ciência que está sendo popularizada. Como consequência, intelectuais e
instituições passam a trabalhar no sentido de uma nova sociabilidade científico-tecnológica embasada
por um conceito superficial de ciência, que difunde a ciência como inovação/produto. Na América
Latina, há um duplo papel para CICT como uma “nova pedagogia da hegemonia”(NEVES, 2005),
agindo para o capitalismo mundializado(CHESNAIS): primeiro, funcionam como base para ampliar a
sensação de acesso às informações científicas que a escola não consegue garantir para todos, enquanto
preparam o trabalhador para uma crescente complexidade científico-tecnológica associada ao trabalho
simples (MARX). Segundo, causam a sensação de que há uma democratização de acesso à atualização
de uma ciência que muda velozmente sob a ilusão de um conceito de evolução positiva, ou seja, uma
ciência que se tornaria cada vez melhor e homogeneamente distribuída. O que fica oculto é que a
“melhoria” ou avanço técnico da ciência e tecnologia não corresponde necessariamente à melhoria da
qualidade de vida de populações que estão diretamente expostas e implicadas nas condições de sua
produção. Fica assim moldada a produção cultural de uma sociedade que assume como natural a
divisão entre aqueles que celebram a ciência de forma permanente e alienada, legitimando a cidadania
do consumo, e a maioria, que paga o ônus de uma economia tecnológico-desenvolvimentista,
expropriada de condições mínimas de sobrevivência, moradia e saúde. Para enfrentar essa situação
construindo uma hegemonia voltada para as classes trabalhadoras, é importante que profissionais de
CICT se eduquem para avaliar a concepção de conhecimento que embasa o fomento da popularização
da ciência por parte do Estado e das empresas que o financiam. Esse processo se dá criando bases para
reflexões que levem a conhecimentos que interessem à classe trabalhadora discutir, se apropriar e
divulgar. Para que isso aconteça é fundamental uma revisão no conceito de popularização da ciência
que está sendo aplicado, tornando mais presentes os interesses, conhecimentos e saberes populares
associados à ciência que está sendo exposta em CICT.
Abstract
This work investigates and analyzes processes that generate Science and Technology Centers in Brasil.
The study also reviews the definition and concept of science centers and its role in education, focused
on dissemination and popularization of science through interactive exhibits. This analysis is based on
Gramsci's conceptual and methodological work in his contribution to Marxism. It is focused on a
broad historical view considering the worldwide approach, a regional approach, concerning the
peculiarities of Latin America, and the specific reality of Interactive Science and Technology Centers
(ISTCs), which now spread throughout Brazil under the broader concept of Science and Technology
Museums and Centers. This work focuses on understanding the processes of ISTCs formation in
Brazil, aiming to identify what kinds of representations of science and technology are being created by
these spaces. This research aims to answer the following questions: 1. What are the characteristics of
the Brazilian Interactive Science Centers created between decades of 1970s to 2000s, and with which
institutions are they associated? 2. What are the public policy guidelines for the creation and
organization of these ISTCs? 3. In which ways these guidelines influence disputes over definitions and
approaches to exhibits, consequently over education/culture in science and health? The hypothesis
raised by this study is that the ISTCs are institutions that, besides having different characteristics and
objectives from the traditional Museums of Science and Technology, have their emergence marked by
specific social-political and economic scenario, the neoliberalism, acquiring later the attributes of the
so called "Third Way": social inclusion, social peace and appreciation of diversity. In this process,
ISTCs main characteristics and objectives are defined by the results of specific public policies
designed to guide and direct its themes and actions, characterizing them as tools for profound changes
that take place in the scenario of education and scientific culture of the nation. This process seems to
go on without specific attention from intellectuals’ and ISTCs´ professionals regarding the
characteristics of the science that is being popularized. As a result, intellectuals and institutions work
coining a “new” scientific-technological sociability based on a superficial concept of science, which
now assumes the innovation/product´s logic. In Latin America there is a double role for ISTCs as
agents of mundialized capitalism (CHESNAIS): first, they try to fulfill the role that public schools
could not deliver: guaranteed access to scientific information for all, while it prepares workers for an
increasingly more complex scientific and technological reality associated with simple labor (MARX).
Secondly, they give the impression of democratization in the access of the always changing and
updating scientific knowledge. This process happens producing the illusion of a science that is always
improving and being evenly distributed. What stands hidden in that this “improvement” and technical
advancement of science does not necessarily correspond to improved quality of life of the population
who are directly exposed to the conditions of its production. This is the way that is being shaped the
cultural production of a society that assumes as natural, the division between those who celebrate
science permanently in an alienated way, legitimizing the concept of consumerism as citizenship, and
the majority, who pay the burden of a technological-developmental economy, expropriated of the
minimal conditions of survival, housing and health. To address this situation and build a hegemony
towards the working class, it is important that ISTCs professionals educate themselves in order to
evaluate the concept of “knowledge society” that the State and its companies are fostering. This
process will be possible once basis for reflections are created, in which the working class can discuss
and propagate knowledge that will mirror its interests. In order for this to happen, it is fundamental for
ISCTs professionals to review the concept of popularization of science that is being applied, taking
into account popular interests and knowledge associated with the science that is being disseminated.
Keywords in Portuguese
Centros Interativos de Ciências e TecnologiaPolíticas de C&T
Educação não formal em C&T
Educação em ciências
Educação em saúde
Popularização da ciência
Centros e Museus de Ciência
Keywords
Interactive Science and Technology CentersS & T policies
Informal and Non-formal education in S & T
Science education
Health education
Popularization of science
Science Centers and Museums
DeCS
Centros e Exibições Interativos de Ciência e TecnologiaPolítica Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Educação em Saúde
Exposições Científicas
Políticas Públicas
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