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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14474
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDENA POTÊNCIA DOS ENCONTROS A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MESTIÇO
Freire, Rafaela Cordeiro | Date Issued:
2013
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
O ordenamento da formação dos profissionais de saúde é uma das competências constitucionais do Sistema Único de Saúde. A partir da criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em 2003, iniciativas do ensino, da gestão e dos movimentos populares no campo da formação e qualificação dos trabalhadores de saúde foram reunidas, sistematizadas e orientaram a elaboração da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). A PNEPS preconiza a formação para o trabalho, pelo trabalho e no trabalho. A Rede Unida é um movimento social contemporâneo à Reforma Sanitária Brasileira que reúne pessoas, instituições e movimentos populares em torno de experiências identificadas com a educação permanente em saúde. Sua dinâmica de funcionamento privilegia a troca de experiências para a produção de conhecimento sobre a realidade do sistema e serviços de saúde. Uma das expressões deste conhecimento está registrada como trabalhos apresentados em seus encontros e congressos
Nesta investigação os trabalhos publicados em Anais dos últimos três congressos da Rede Unida, em 2009, 2010 e 2012, foram analisados visando descrever as relações de autoria, vinculação institucional e temáticas presentes nesta produção e explorar formas de visibilização deste conhecimento. Foram encontradas formas mais tradicionais de produção do conhecimento, baseadas na ciência normal, em co-existência com a produção de conhecimento em rede, entre instituições e atores sociais heterogêneos e voltada para contextos locais, caracterizando a natureza mestiça desta produção. Tal forma de conhecimento demanda abordagens inovadoras voltadas ao seu modo de produção, disseminação e comunicação no campo da ciência e na sociedade, a exemplo do uso extensivo da internet e suas formas de indexação orientadas ao usuário
Abstract
The regulation of education for healthcare professionals is one of the constitutional precepts
of the
Brazilian Unified Health Care System (SUS in Portuguese)
. Since the establishment of
the Department of Health Labor and Education Management in 2003, educational,
management and civil society movement initiatives aimed at education and capacity-building
for healthcare professionals have been gathered and systematized, and then guided the
development of the
National Policy for Permanent Education in Health
(PNEPS). PNEPS
advocates education to work, through work and at work.
Rede Unida
(United Network) is a
social movement contemporary with the Brazilian Sanitation Reform movement, which
gathers people, institutions and civil society movements around experiences aligned with
continuing
education in health
. Its
modus operandi
focuses on experience sharing aimed at the
production of knowledge about the status of the healthcare system and services. One of the
ways to assess this knowledge is through papers presented in its meetings and congresses.
This work analyzed the papers published in the
Proceedings
of
Rede Unida
’s last three
congresses held in 2009, 2010 and 2012, and aimed at describing the relationships between
authorship, institutional bond and themes present in this literature as well as finding ways to
make this knowledge available. Traditional means of knowledge production – based on
mainstream science – were found together with knowledge production through research
networks – including heterogeneous institutions and social actors and focused on local
contexts – showing the hybrid nature of this production. This type of knowledge requires
innovative approaches to its production, dissemination and communication in the academia
and society as a whole, such as, for instance, intensive Internet use and user-oriented
indexation tools.
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