Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16036
Title: Para quem se fala...o que se fala...de onde se fala...mapeando materiais educativos da rede pública de Belo Horizonte
Authors: Nogueira, Maria José
Bracelos, Samuel Moizés
Coutinho, Frederico Dias da Rocha
Schall, Virgínia Torres
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Abstract: No cenário atual, a gravidez na adolescência vem se tornando um foco de destaque cada vez mais freqüente no âmbito da saúde pública, principalmente, pelo aumento do número de adolescentes grávidas. As políticas públicas se sensibilizam e são cobradas a buscar novas formas de prevenir o avanço deste quadro. O número de meninas que engravidam em idade cada vez mais precoce denuncia, em última instância, a prática de relações sexuais desprotegidas que expõe os adolescentes a um outro problema não menos grave, e não menos comum, a contaminação pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Muitos estudos (BENFAM, DHS) nos possibilitam o questionamento da visão tradicional que relaciona gravidez precoce e desinformação, uma vez que tais estudos mostram que o conhecimento de métodos contraceptivos é quase total entre as adolescentes. Desta forma, é imprescindível entender a qualidade destas informações, assim como avaliar os meios através dos quais os adolescentes recebem este tipo de instrução, pois a falta de informações corretas faz com que o intercurso sexual de adolescentes, em muitos casos, resulte em uma gravidez não planejada. Desse modo, nosso objetivo é fazer um levantamento sistemático do material utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, no sentido de informar aos adolescentes temas ligados à saúde reprodutiva, que possam de maneira direta ou indireta, prevenir a gravidez precoce e as DSTs. O material será coletado, agrupado, e pré-avaliado.
keywords: Saúde reprodutiva
Adolescentes
Polítcas públicas
Issue Date: 2006
Citation: NOGUEIRA, Maria José et al. Para quem se fala...o que se fala...de onde se fala...mapeando materiais educativos da rede pública de Belo Horizonte. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 58., Florianópolis, 2006. Resumos Eletrônicos... Florianópolis: SBPC, 2006.
Copyright: open access
Appears in Collections:MG - IRR - Anais de Congresso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA_NOGUEIRA_et_al_CPqRR_2006.pdf93.74 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.