Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16085
Title: A informação/educação em saúde e o controle de moluscos de importância médica
Authors: Schall, Virgínia Torres
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Abstract: A fonte de informação sobre o Filo Mollusca mais presente no cenário da educação formal é o livro didático, que alcança anualmente milhões de estudantes no país. A qualidade do livro didático tem sido uma preocupação do Ministério da Educação (MEC), o qual implantou em 1996, o PNLD (Plano Nacional do Livro Didático), visando uma análise criteriosa de seu conteúdo. Assim, através da ação de um grupo de especialistas, o MEC analisa e seleciona os livros ofertados pelo mercado editorial e, através de um guia distribuído nas escolas, permite aos professores escolher apenas entre os livros aprovados. Bizzo (1996) avalia essa medida do MEC como fundamental frente às estratégias comerciais do mercado editorial e a insuficiência da análise crítica do público alvo. Contudo, a despeito das análises empreendidas e da melhoria progressiva dos livros didáticos, ainda são registrados conteúdos e ilustrações inadequados ou insuficientes, como atestam dissertações, teses e artigos publicados. Trata-se de uma situação grave, pois, segundo Fracalanza et al. (1986), o livro didático, “devido ao baixo poder aquisitivo da população e à elevada taxa de evasão escolar, talvez represente o único texto com que muitos brasileiros interagem durante suas vidas”. Essa afirmativa demonstra ser de fundamental importância que essa fonte de material educativo apresente textos corretos e contextualizados na realidade brasileira. Assim, os livros devem conter ilustrações das principais espécies, incluindo as de importância médica, que permitam ao estudante identificá-las em seu ambiente. Também devem incluir informações sobre a sua distribuição geográfica, habitat, e quando for um molusco de importância médica, qual o parasito hospeda, de qual doença participa no ciclo de transmissão. Além do ciclo deve incluir situações de risco e transmissão, sintomas da doença, como evitá-la e tratamentos existentes. É preciso também abordar a importância ecológica dos animais. Todo esse conteúdo deve ser apresentado em linguagem acessível, com ilustrações contendo escalas, e baseadas em conhecimentos científicos atualizados.
keywords: Informação em saúde
Educação em saúde
Controle de moluscos
Importância médica
Issue Date: 2007
Citation: SCHALL, V. T. A informação/educação em saúde e o controle de moluscos de importância médica. In: Encontro de Malacologia, 10., Rio de Janeiro, 2007. Resumos Eletrônicos... Rio de Janeiro: UERJ, 2007. p. 123-125.
Description: Trabalho não apresenta Resumo e palavras-chave em sua forma original. Para fins obrigatórios de inserção no ARCA, os mesmos foram extraídos do texto do documento e do título.
Copyright: open access
Appears in Collections:MG - IRR - Anais de Congresso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIRGINIA_SCHALL_CPqRR_2007.pdfVIRGINIA_SCHALL_CPqRR_200713.01 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.