Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16094
Full metadata record
DC FieldValue
dc.contributor.authorMiranda, Érica da Silva
dc.contributor.authorSchall, Virgínia Torres
dc.date.accessioned2016-10-05T17:23:22Z
dc.date.available2016-10-05T17:23:22Z
dc.date.issued2003
dc.identifier.citationMIRANDA, E. da S.; SCHALL, V. T. Olimpíada brasileira de saúde e meio ambiente: relato de uma experiência inovadora na área do ensino fundamental e médio na região Sul-Minas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS , 4., Bauru, 2003. Resumos Eletrônicos... Bauru: ENPEC, 2003.
dc.identifier.urihttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16094
dc.description.abstractIncentivar atividades criativas, lúdicas e pedagógicas sobre temáticas de saúde e ambiente nas escolas do ensino fundamental e médio tem sido uma das metas do Programa de Divulgação e Educação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Através do recente apoio do CNPq a programas de educação científica, a Fiocruz , em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO, concebeu e implantou a 1ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), integrando uma rede nacional de instituições das áreas de educação, saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia. Trata-se de uma competição de caráter educativo, que dá ênfase a trabalhos criativos e inéditos e maior visibilidade a projetos em andamento nas escolas, relacionados aos temas referidos. Esta Olimpíada apresenta um caráter inovador, diferenciando-se das demais da área da ciência, as quais visam a descobrir vocações e talentos para determinadas disciplinas. Seu objetivo é o de estimular projetos pedagógicos, contribuindo para o processo de construção do conhecimento entre professores e alunos e reflexão ampliada sobre saúde, ambiente e cidadania (Lima, 2001). O presente trabalho descreve o processo de implantação e realização do primeiro ano da Olimpíada na Regional Sul-Minas, analisa os trabalhos selecionados e os depoimentos de professores participantes, discutindo o potencial pedagógico do evento enquanto motivador de uma educação científica relevante para a construção de novos conhecimentos e motivadora da participação e envolvimento com as questões de saúde e ambiente, fundamentais para o exercício da cidadania.
dc.language.isopor
dc.rightsopen access
dc.subject.otherOlimpíada brasileira de saúde e meio ambiente
dc.subject.otherRelato de experiência
dc.subject.otherEnsino médio
dc.subject.otherEnsino fundamental
dc.subject.otherSul-Minas
dc.titleOlimpíada brasileira de saúde e meio ambiente: relato de uma experiência inovadora na área do ensino fundamental e médio na região Sul-Minas
dc.typeAnnals
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
dc.event.date2003
dc.event.locationBauru
dc.event.titleENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
dc.event.typemeeting
Appears in Collections:MG - IRR - Anais de Congresso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉRICA_MIRANDA_et_al_CPqRR_2003.pdf40.69 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.