Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16347
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12114]
Metadata
Show full item record
AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: APORTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Livro Didático
Biologia
Ensino de Ciências
Educação Sexual
Alternative title
Sexually Transmitted Diseases in textbooks of biology: contributions to science educationAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Propostas de ensino que valorizem os aspectos sociais e subjetivos de variadas temáticas, antes
restritas à transmissão de conteúdos, ganharam destaque nos currículos através da disciplina
ciências. A educação sexual, como uma destas temáticas, alcançou o espaço escolar e os currículos
com a instituição dos temas transversais pelos PCN no Brasil, sendo os livros didáticos de ciências
um de seus componentes. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é compreender como o tema
das DST é abordado nos livros didáticos de biologia do ensino médio. Realizamos levantamento
das coleções, desenvolvimento de critérios de análise e análise das coleções. Os resultados apontam
predominância do tema das DST em tópicos de leituras complementares com ênfase na AIDS. Não
encontramos relação explícita entre os conteúdos da biologia e o contexto social. Compreendendo
as limitações do livro, propõe-se conjugar sua utilização no planejamento didático incluindo
estratégias complementares que visem correlacionar o conhecimento científico escolar às
problemáticas sociais contemporâneas.
Abstract
Teaching proposals that enhance social and subjective aspects of various themes, previously
restricted to the transmission of content, have gained prominence in the school curriculum through
the subjects of science. Sex education, as one of these issues, has reached the school curriculum
from the establishment of cross-cutting themes by the PCN in Brazil, and the science textbooks are
one of its components. In this perspective, the objective of this study is to understand how the issue
of STDs is presented in biology textbooks used at high school. We conducted a survey of
collections, the planning of criteria for analysis and the examination of collections. The results
show that the issue of STDs is presented in the books as additional information with emphasis on
AIDS. There is no clear relation between the content of biology and the social context. Because of
the limitations of the textbook, we propose to combine its use on the educational plan with
additional strategies aimed at correlating the scientific knowledge at schools to contemporary social
problems.
Keywords in Portuguese
Doenças Sexualmente TransmissíveisLivro Didático
Biologia
Ensino de Ciências
Educação Sexual
Share