Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17004
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
SAÚDE E MEIO AMBIENTE NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
Salud y medio ambiente en los curriculos de la licenciatura en comunicación social en Brasil
Alternative title
Health and environment in the curriculums of social communication undergraduate degree in BrazilSalud y medio ambiente en los curriculos de la licenciatura en comunicación social en Brasil
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Acreditamos que a insuficiência de formação em temas de saúde e meio ambiente resulta em coberturas jornalísticas superficiais e em discussões limitadas por parte das assessorias de comunicação ou dos profissionais encarregados das relações públicas no mundo corporativo e no terceiro setor. No caso da graduação em comunicação social no Brasil, uma discussão em torno dos currículos parece ser especialmente oportuna, pois integrar comunicação, saúde e meio ambiente implica em superar a lógica disciplinar na formação superior. Este artigo descreve o cenário da oferta de cursos sobre esses temas pelas instituições de ensino superior brasileiras, utilizando a análise de conteúdo para inferir temáticas recorrentes a partir de categorias presentes nas ementas disponíveis na internet. Os resultados não identificaram a abordagem do trinômio comunicação-saúde-meio ambiente de modo integrado nas graduações em comunicação, indicando, porém, associações entre dois dos temas, especialmente saúde e meio ambiente.
Abstract
We think that insufficient training in health and environment issues results in superficial news coverage and limited discussions by communication consultants or by responsible people for public relations of the corporate world and the third sector organizations. In regard to social communication undergraduate degree, a debate about curriculums could be especially timely insofar as to integrate communication, health and the environment there is a need for overcoming the disciplinary logic in higher education. This paper describes the scenario of the courses on these subjects offered by Brazilian higher education institutions, using the content analysis to infer recurring themes from existent categories found in available registers at the internet. Although no result have revealed an approach of trinomial communication-health-environment in an integrated manner in the social communication undergraduate degree in Brazil, the analysis presents several associations of two of those subjects, particularly health and environment.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Creemos que la insuficiente formación en temas de salud y medio ambiente resulta en una cobertura periodística sin profundidad y en discusiones limitadas entre los asesores de comunicación o los relacionistas públicos del mundo empresarial y del tercer sector. En el caso de los estudios de graduación en comunicación social, una discusión de los currículos parece especialmente oportuna puesto que la integración de la comunicación, la salud y el medio ambiente presupone la superación de la lógica disciplinar en la educación superior. Este artículo describe el escenario de la oferta de cursos acerca de aquellos temas por las instituciones brasileñas de enseñanza superior, adoptando el análisis de contenido para inferir temas recurrentes de las categorías presentes en los registros disponibles en internet. Aunque los resultados no hayan identificado el trinomio comunicación-salud-medio ambiente tratado de manera integrada en los cursos de graduación en comunicación social en Brasil, pero se ha observado asociaciones entre dos de los temas, en especial la salud y el medio ambiente.
Share