Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17341
Title: O uso de animais pelo ensino e pela pesquisa: prós e contras
Authors: Danielski, Julio Cezar Reis
Barros, Daniela Martí
Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de
Affilliation: Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Abstract: Em busca de conhecimento, atividades de ensino e pesquisa são, historicamente, realizadas com o uso de animais. Este artigo fundamenta-se na existência de um novo paradigma em relação à utilização de animais em estudos acadêmicos. Objetivou–se questionar como a ciência aplicada a animais de laboratório, prática presente no cotidiano de alunos dos cursos de Medicina e Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande -FURG, contribui para a formação acadêmica e profissional. Os conflitos gerados por este tema evidenciam-se nos questionamentos deste artigo, revelando a necessidade de reflexões éticas quanto à utilização de animais pelo ensino e pela pesquisa. Constatou-se a necessidade de emersão da Ciência em Animais de Laboratório como fornecedora de conhecimentos específicos sobre o uso de animais para fins didático-científicos
keywords: Ética
Ensino
Pesquisa
Ciência
Animais
Issue Date: 2011
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 5 - Número 1

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7.pdf164.25 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.