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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20528
A VISITA DOMICILIAR COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA E SEUS SENTIDOS PARA ESTUDANTES DOS CURSOS DE ENFERMAGEM, MEDICINA E ODONTOLOGIA EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Ensino
Estudantes de Enfermagem
Educação Baseada em Competências
Silva, Francisco Augusto Gondim | Date Issued:
2012
Alternative title
The home visit as a pedagogical strategy and their meanings for students of nursing, medicine and dentistry in a University Center of the State of Rio de JaneiroAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo apresenta uma análise da Visita Domiciliar (VD) enquanto estratégia
educacional, a partir dos sentidos atribuídos pelos estudantes dos cursos de
Enfermagem, Medicina e Odontologia de um Centro Universitário no estado do Rio de
Janeiro. Nesses cursos, os alunos são inseridos desde o inicio da graduação em
atividades extra-muros na Atenção Básica, especificamente na Estratégia de Saúde da
Família, onde realizam a VD como parte da estrutura curricular. O objetivo do estudo é
analisar o potencial educativo da visita domiciliar na formação em Saúde, identificando
potencialidades e limites dessa estratégia educacional. A abordagem metodológica
tem como referencial mais amplo a noção de sentido desenvolvida por Max Weber e
articula abordagens qualitativa e quantitativa. Participaram da pesquisa estudantes
dos três cursos referidos. Os dados quantitativos foram construídos a partir do
desenvolvimento e aplicação de um questionário. Já os dados qualitativos tiveram
como base entrevistas individuais semi-estruturadas. Os dados quantitativos foram
analisados quanto à freqüência absoluta e freqüência relativa. Já os dados qualitativos
foram trabalhados sob a perspectiva da análise de conteúdo na sua modalidade
temática. Após análise criteriosa dos dados obtidos através dos questionários e das
entrevistas, categorias empíricas daí extraídas foram confrontadas com as categorias
analíticas, orientando a discussão dos resultados e nos permitindo chegar a algumas
constatações. A Visita Domiciliar, enquanto estratégia educacional, potencializa a
ampliação da visão dos alunos e futuros profissionais, aproximando-os da realidade
que não pode ser vivenciada e apreendida apenas em sala de aula ou nos
laboratórios; ela favorece o contato, a observação e a vivência junto aos usuários e
seus contextos de vida; proporciona também ao estudante a oportunidade de aprender
fazendo, ao associar a teoria com a prática, exercitando as dimensões cognitiva,
afetiva e psicomotora da competência profissional. Pudemos constatar também que a
realização da Visita Domiciliar pelos estudantes contribui notoriamente para o
desenvolvimento da “tecnologia leve” ou de relação. Sentimentos distintos - como
satisfação, comoção, rejeição, impotência e frustração - também são despertados nos
estudantes durante a realização da VD. Embora os estudantes não conceituem de
forma clara a Visita Domiciliar, os sentidos atribuídos por eles a esta estratégia
educacional podem ser relacionados de algum modo a aspectos da Promoção da
Saúde, a um olhar ampliado dos fenômenos da saúde e a formas de conhecer a vida
social das pessoas (usuários); sentidos estes próximos aos encontrados na literatura
que serviu de referência a este estudo. Como limitações da Visita Domiciliar, enquanto
estratégia educacional, foram relatados: o precário planejamento da atividade, a falta
de mais discussões após as visitas, a descontinuidade do processo, a falta de
conhecimento técnico adequado para realização da VD e a baixa resolução dos
problemas dos usuários. Enfim, constatou-se que a Visita Domiciliar permite ao
estudante de cursos de Saúde desenvolver um olhar ampliado, o que pode marcar um
processo de transição entre uma formação biologicista e tecnicista nos currículos
tradicionais, que se preocupam sobretudo com a doença, para uma formação teórica e
prática voltada para a Promoção da Saúde, prevenção, recuperação e reabilitação do
usuário, considerado como um todo e em suas relações com a vida social.
Abstract
This study investigates the Home Visit (HV) as an educational strategy, considering the
perceptions of students of Nursing, Medicine and Dentistry of a University in the state
of Rio de Janeiro. In these courses, students attend outreach activities since the
beginning of the graduation in “Basic Assistance” and, especially, in “Family Health
Strategy”, which has HV as an integral component of the syllabus. The purpose of the
study is to analyze the home visit considering its benefits and limitations in the
educational process in Health Sciences. The concept of meaning by Max Weber was
used as the theoretical framework, and qualitative and quantitative methods were
articulated to define the methodological approach. The participants of the research
were students from the three courses. The quantitative data were collected from
questionnaires and the qualitative data from individual semi-structured interviews. The
analysis of the quantitative data considered absolute and relative frequency, while the
qualitative data were examined by means of a content analysis by theme. Following
both analyses, empirical categories were compared with analytical categories. The
results raise some points for discussion. The Home Visit, as an educational strategy,
seems to enlarge students’ perspectives, by promoting practical experience which
cannot be gained in classrooms and laboratories; favor contact with and observation of
users and their life contexts; and enable a learn-by-doing experience, as students
associate practice and theory and exercise the cognitive, affective and psychomotor
dimensions of their professional competence. Another benefit of the home visit was its
notorious contribution to the development of the “light (relational) technology”. Different
perceptions were assessed from students who participated in the HV: satisfaction,
sympathy, rejection, impotence and frustration. Although students do not provide clear
concepts of the Home Visit, the meanings they attributed to the HV are closely related
to the perspective of Health Promotion, which considers people’s (users’) social life to
understand health phenomena. Conversely, the students reported some limitations of
the Home Visit as an educational strategy: poor planning, lack of follow-up discussion,
discontinuity, lack of technical knowledge for the HV and few solutions for users’
problems. In conclusion, the Household Visit seems to promote a broader perspective
of Health for students of Health Sciences. In lieu of a technicist traditional curricular
view basically concerned with disease, students are educated under the perspective of
Health Promotion, which considers users as a whole, including their social lives, in
prevention, recovery and rehabilitation.
DeCS
Visita DomiciliarServiços de Integração Docente-Assistencial
Ensino
Estudantes de Enfermagem
Educação Baseada em Competências
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