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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20617
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
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FORMAÇÃO MÉDICA E TOMADA DE DECISÃO EM QUESTÕES DE FIM DE VIDA: UM ESTUDO DE CASO
Gorini, Claudia Correia | Date Issued:
2016
Alternative title
Medical education and decision-making on end-of-life issues: a case studyAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Nas últimas décadas, as diversas mudanças no âmbito da sociedade brasileira e mundial têm
trazido grandes desafios à formação do profissional de saúde, que necessita incorporar novas
competências à sua educação, como a ética e a bioética, a fim de oferecer o cuidado integral
que a população merece. Assim, as discussões sobre temas como o fim da vida vêm ganhando
espaço, sobretudo por conta do envelhecimento da população, resultando em importante
emergência de doenças crônicas e evolução para um processo de morrer que merece discussão.
Neste contexto, este estudo pretende avaliar a percepção de estudantes de medicina do
internato a cerca dos conceitos de fim de vida e como se dá a tomada de decisão clínica no
processo de cuidado a estes pacientes durante a sua formação médica. Após revisão da
literatura relacionada ao tema, optou-se pelo estudo de caso como metodologia, através da
realização de uma entrevista estruturada, buscando identificar a compreensão dos estudantes
sobre situações de fim de vida, autonomia do paciente, do profissional de saúde e da família
nas tomadas de decisão nas questões de terminalidade da vida. Foi realizada análise
qualitativa das entrevistas pela técnica de análise de conteúdo, cujos dados foram agrupados
conforme as categorias: Compreensão sobre a situação de fim de vida; Identificação dos
princípios da bioética; Situações vivenciadas em tomada de decisão. Os estudantes
reconhecem a terminalidade da vida com forte associação com a idade avançada e neoplasia.
Julgam importante a não maleficência durante o cuidado médico. Têm dificuldade para
compreender a autonomia no processo de tomada de decisões. Preocupam-se com a
judicialização da saúde em geral e experimentaram situações positivas e negativas
relacionadas ao fim de vida durante suas atividades. Como contribuição para o processo de
reflexão sobre os problemas morais relacionados a esta situação, uma estratégia interessante
seria estimular nos diversos cenários de ensino-aprendizagem a discussão sobre as situações
éticas vivenciadas.
Abstract
In recent decades, the several changes in the context of Brazilian and world society have
brought great challenges to the education of the health professional, who needs to incorporate
new competences into their education, as ethics and bioethics, in order to offer the integral
care that the population deserves. Thus, the discussions on topics such as the end of life are
gaining space, mainly on account of the aging population, resulting in important emergence of
chronic diseases and evolution to a process of dying that deserves discussion. In this content,
this study intends to evaluate the perception of students of medicine of boarding school about
the concepts of end of life and how the clinical decision is made in the process of care to these
patients during their medical training. After the literature review related to the theme, we
decided to study the case as methodology, through the implementation of a structured
interview, seeking to identify the understanding of students on situations of end of life,
patient’s, health professional’s and the family’s autonomy in decisions-making on issues of
life end. Qualitative analysis of the interviews was performed by content analysis technique,
whose data were grouped according to the categories: Understanding about the situation of
life end; Identification of bioethics principles; Experienced situations in decision-making. The
students recognize the terminality of life with strong association to advanced age and
neoplasia. They consider non-maleficence important during the medical care. They have
difficulty to understand the autonomy in decision-making process. They are concerned about
the judicialization of health in general and experienced positive and negative situations related
to the end of life during their activities. As a contribution to the reflection process on the
moral problems related to this situation, an interesting strategy would be to stimulate the
teaching scenarios to the discussion and reflection on the ethical situations experienced.
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