Advisor | Santos, Nilton Bahlis dos | |
Advisor | Viana, Maria Corina Amaral | |
Author | Rocha, Rita de Cássia Machado da | |
Access date | 2017-08-21T16:41:57Z | |
Available date | 2017-08-21T16:41:57Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | ROCHA, R. de M. da. Educação em Rede e possíveis contribuições para a Doação de Órgãos. 2016. 141f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de janeiro, RJ, 2016 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20694 | |
Abstract in Portuguese | Este estudo apresenta resultados de experimentações com a educação em rede e tecnologias interativas buscando refletir como a metodologia de educação em rede pode contribuir para a interação entre profissionais da saúde e sociedade civil, e influir sobre alguns fatores que dificultam a doação de órgãos no Brasil. A pesquisa foi dividida em três momentos metodológicos: o primeiro consistiu em um estudo de caso descritivo de experimentações com as tecnologias interativas e de educação em rede; o segundo em um levantamento bibliográfico que fundamenta tanto algumas práticas do grupo de pesquisa quanto problemas e necessidades do processo de doação de órgãos no Brasil. Por último, buscamos grupos no Facebook que abordavam o tema \201Cdoação de órgãos\201D e realizamos intervenções com compartilhamentos e questionamentos a partir do que foi visto na literatura. Os resultados mostram as dificuldades encontradas na doação de órgãos no Brasil que, para além das questões técnicas e gerenciais e da recusa familiar, também se relacionam à falta de programas educativos destinados à população, à qualificação de profissionais e carência de espaços onde os profissionais possam trocar suas experiências e manter contato com a população
Apesar de algumas iniciativas de uso de ambientes da Internet para abordagem da temática de doação de órgãos, como os grupos do Facebook, constantemente as práticas recaem na transmissão de mensagens de um "emissor" para um "receptor". O estudo de caso permitiu o registro da metodologia em educação em rede, que tem como características a interatividade, o compartilhamento de experiências, e a construção coletiva de conhecimento. Conclui-se que os diálogos e as mudanças que afetam as decisões na sociedade acontecem quando as pessoas se sentem pertencentes a uma causa e que a Internet é um espaço que facilita conexões, empatias, interações e colaborações neste sentido | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Title | Educação em Rede e possíveis contribuições para a Doação de Órgãos | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2016 | |
Departament | Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Abstract | This work presents results of experiments with networked education and interactive technologies seeking to reflect how the methods of networked education can enhance interaction between health professionals and civil society and influence some factors that hinder organ donation in Brazil. The research was divided in three methodological sections: the first consists in a case study to describe the experiments with the interactive technologies; the second consists in a literature review to support the research group practices in relation to the problems and demands of the process of organ donation in Brazil. The last section was the engagement of Facebook groups that touch the \201Corgan donation\201D theme with subsequent participation in sharing and questioning based on what was studied in the literature review. Results show challenges that exist to effect organ donations in Brazil, which include not only managerial issues and family refusal but also a lack of educational programs aimed at the general population, training of healthcare professionals and a lack of spaces where these professionals could exchange experiences and maintain contact with the population. Despite some initiatives using virtual environments such as Facebook groups to approach the theme of organ donation, usually the activity remains a mere \201Csender\201D and \201Creceiver\201D transmission. The case study enabled a description of the networked education methodology, which has characteristics such as interactivity, sharing experiences, collective construction of knowledge
This work concluded that the exchanges and changes that affect decisions in society take place when people experience belonging to a cause and that the Internet is a space that facilitates connections, empathy, interaction and collaboration to this effect | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Member of the board | Grynszpan, Danielle | |
Member of the board | Mello, Marcio Luiz Braga Corrêa de | |
Member of the board | Ferreira, Giselle Martins dos Santos | |
Member of the board | Araujo-Jorge, Tania Cremonini de | |
Member of the board | Garzone, Luciana Lopes de Almei da Ribeiro | |
DeCS | Obtenção de Tecidos e Órgãos | pt_BR |
DeCS | Rede Social | pt_BR |
DeCS | Relações Interpessoais | pt_BR |
DeCS | Internet/utilização | pt_BR |
DeCS | educação/métodos | pt_BR |