Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/22742
Title: O discurso do risco na controvérsia dos emagrecedores: uma análise da cobertura de imprensa nos anos de 2011 e 2014
Authors: Amaral, Vanessa Melo do
Laguardia, Josué
Cardoso, Janine Miranda
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós Graduação em Informação e Comunicação e Saúde – PPGICS. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós Graduação em Informação e Comunicação e Saúde – PPGICS. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós Graduação em Informação e Comunicação e Saúde – PPGICS. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Os inibidores de apetite são comercializados no Brasil há mais de 30 anos. Em 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou um processo de revisão da avaliação de risco desses fármacos e cancelou, em 2011, o registro dos três emagrecedores à base de anfetamina (anfepramona, femproporex, mazindol), permitindo que apenas a sibutramina fosse comercializada. A decisão foi revogada em 2014 pelo Congresso Nacional, que autorizou a volta ao mercado brasileiro dos anorexígenos derivados da anfetamina. Este artigo analisa a construção dos sentidos sobre risco por jornais diários durante a cobertura noticiosa da controvérsia relativa aos emagrecedores, nesses dois momentos antagônicos. Com base na semiologia dos discursos sociais, foram analisadas 25 notícias de 2011 e 2014 que demonstraram que o discurso do risco, embora presente na maioria dos textos, foi minimizado pela cobertura política que privilegia os conflitos de interesses, os embates travados com a autoridade sanitária e as contradições do processo.
keywords: Risco
Obesidade
emagrecedores
Jornalismo
Comunicação e Saúde.
Issue Date: 2017
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Citation: AMARAL, Vanessa Melo do; LAGUARDIA, Josué; CARDOSO, Janine Miranda.O discurso do risco na controvérsia dos emagrecedores: uma análise da cobertura de imprensa nos anos de 2011 e 2014. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, sep. 2017.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 11 - Número 3

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8.pdf300.82 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.