Advisor | Waizbort, Ricardo Francisco | |
Author | Enrione, Maria José Blondel | |
Access date | 2017-10-30T15:33:26Z | |
Available date | 2017-10-30T15:33:26Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | ENRIONE, Maria José Blondel. Seleção de textos históricos para a abordagem de conceitos de evolução biológica para o ensino médio. 2016. x, 79 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde)-Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/22983 | |
Abstract in Portuguese | A evolução biológica nos últimos 100 anos tem alimentado muitas discussões no âmbito das ciências naturais. A literatura apresenta um certo consenso ao considerar a evolução o conceito unificador das Ciências Biológicas, tanto o é que somente depois da consolidação deste conceito a Biologia foi reconhecida como ciência independente. No entanto, diversos trabalhos relatam que estes conceitos evolutivos são, de maneira geral, pouco compreendidos pelos alunos e professores. A concepção equivocada dos conceitos evolutivos não interfere somente no entendimento de como as espécies se diversificaram na Terra, mas também reflete diretamente na compreensão de outros temas biológicos. Por exmplo, em temas relacionados ao cotidiano como questões ambientais, doenças, novas tecnologias e na própria compreensão de humanidade. A contextaualização da história da ciência tem se apresentado como uma alternativa para superar a compreensão equivocada dos conceitos evolutivos dos estudantes. Além disso, a contextualização histórica também auxilia no entendimento dos processos de construção do conhecimento científico como uma produção humana e cultural. Frequentemente os livros didáticos não apresentam ferramentas que facilitem esta abordagem pelos professores. Neste contexto, baseado em outras experiências selecionamos textos de autores que ao longo da história discutiram os conceitos evolutivos. Os conceitos foram selecionados considerando trabalhos anteriores que identificaram nas preconcepções dos estudantes as maiores dificuldades com relação a estes conteúdos Dessa maneira espera-se que os estudantes identifiquem semelhanças entre suas ideias e a desses autores, o que permitiria a abertura para outras ideias mais próximas da visão evolucionista atualmente aceita. Este trabalho se apresenta como uma forma de ampliar o repertório de recursos a ser utilizado pelos professores em suas práticas. Os textos escolhidos podem servir inclusive como fonte de estudos para os próprios docentes | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | EVOLUÇÃO BIOLÓGICA | pt_BR |
Subject in Portuguese | ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO | pt_BR |
Title | Seleção de textos históricos para a abordagem de conceitos de evolução biológica para o ensino médio | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2016 | pt_BR |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Abstract | The Biological evolution over the past 100 has fueled many discussions within the natural sciences. The literature argues that there is a certain consensus to consider evolution the unifying concept of Biological Sciences, the fact is that only after the consolidation of this concept is that biology has established itself as an independent science. However, several studies report that evolutionary concepts are of generally misunderstood by students and teachers. The misconception of evolutionary concepts not only interferes with the understanding of the diversity of species on Earth, also directly reflects the understanding of the biology in everyday topics as environmental issues, diseases, new technologies and the understanding of humanity. The context of the history of science has been presented as an alternative to overcome the misunderstanding of evolutionary concepts students. Furthermore, the historical context also helps in the understanding of the scientific knowledge construction processes as a human and cultural production. Frequently the textbooks do not have tools that facilitate this approach by teachers. In this context, based on other experiments, we selected texts from authors throughout history have discussed the evolutionary concepts The concepts were selected based on previous work which identified the pre conceptions of students the greatest difficulties with respect to these contents. Thus it is expected that students identify similarities between their ideas and those authors, which would allow the opening to other nearby ideas of evolutionary view currently accepted. This work is presented as a way to expand the resource directory to be used by teachers in their practices. The select texts can serve even as a source of studies for teachers themselves | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |