Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24033
Title: | Implicações das tecnologias de informação e comunicação no processo de educação permanente em saúde |
Authors: | Farias, Quitéria Larissa Teodoro Rocha, Sibele Pontes Cavalcante, Ana Suelen Pedroza Diniz, Jamylle Lucas Neto, Osmar Arruda da Ponte Vasconcelos, Maristela Inês Osawa |
Affilliation: | Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral Universidade Federal do Ceará. Fortaleza Universidade Federal do Ceará. Fortaleza Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral Universidade Federal do Ceará. Fortaleza Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral |
Abstract: | Este artigo objetiva compreender as implicações das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de educação permanente em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada por meio de busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Eletronic Library Online (SciELO), utilizando: os descritores “tecnologia da informação” e “educação a distância”, e as palavras-chave “educação permanente” e “formação na saúde”. A partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 15 artigos, que foram analisados por níveis de evidências e divididos em duas categorias: “a inserção das TIC no processo de educação permanente em saúde a partir da educação a distância” e “a relação entre tutor/participante como facilitadora no processo de educação permanente em saúde por meio das TIC”. Em suma, as TIC produzem implicações positivas no processo de educação permanente de profissionais da saúde, apesar de alguns desafios a serem superados. |
keywords: | Educação a Distância Educação Permanente Formação em Saúde Profissional de Saúde Tecnologia da Informação. |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | TEODORO FARIAS, Quitéria Larissa et al.Implicações das tecnologias de informação e comunicação no processo de educação permanente em saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 4, jan. 2018. |
Copyright: | open access |
Appears in Collections: | ICICT - RECIIS - Volume 11 - Número 4 |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.