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Title: O acesso à educação das pessoas com deficiência: uma análise da exclusãode crianças e adolescentes beneficiárias do Benefício de Prestação Continuadada Assistência Social BPC
Other Titles: Access to education of persons with disabilities: a review of the exclusion of children and adolescents receiving the Benefit of Continuous Social Welfare - BPC
Advisor: Delgado, Guilherme Costa
Authors: Freitas, Walace Dias
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Esta Dissertação é uma análise da exclusão ao acesso à escola das pessoas com deficiência emidade escolar, tendo como objeto os resultados do Censo dos Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), realizado no âmbito do Programa BPC na Escola. O Programa foicriado com o objetivo de superar as barreiras que impedem o acesso e a permanência na escola dos beneficiários do BPC, com deficiência, até 18 anos de idade. A identificação das principaisbarreiras para o acesso e a permanência das crianças e adolescentes beneficiárias do BPC é umdos eixos fundamentais do Programa. A base empírico-metodológica do Censo dos Beneficiários do BPC é utilizada no âmbito deste trabalho para analisar a relação entre as barreiras de natureza diversa e o complexo fenômeno da deficiência. São analisados os dados de133.084 entrevistados pelo Censo dos Beneficiários do BPC. Esses beneficiários são provenientes de todos os estados brasileiros e com tipos de deficiência distintos, o quepossibilita a identificação de barreiras diversificadas, em contextos diferenciados. A aplicação de estatísticas descritivas as hipóteses deste trabalho se revelou essencial para análise dos resultados da pesquisa da Dissertação. Os resultados mostram que as barreiras físicas, de acessibilidade e atitudinais identificadas são significativas para compreensão do caráter opressor da experiência da deficiência. Para além da identificação de carências materiais, interpreta-seque a discriminação consiste no significado mais representativo da exclusão ao acesso à escola das pessoas com deficiência, em idade escolar.
DeCS: Pessoas com Deficiência/educaçäo
Crianças Portadoras de Deficiência/educaçäo
Adolescente
Estruturas de Acesso
Política Social
Assistência Social
Censos
Iniqüidade Social
Issue Date: 2010
Citation: Freitas, Walace Dias. O acesso à educação das pessoas com deficiência: uma análise da exclusãode crianças e adolescentes beneficiárias do Benefício de Prestação Continuadada Assistência Social BPC. 2010. 138 f. Dissertação (Saúde Público) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2010.
Place of defense: Rio de Janeiro
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Copyright: open access
Appears in Collections:ENSP - Dissertações de Mestrado

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