Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24240
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
01 Erradicação da pobreza03 Saúde e Bem-Estar
10 Redução das desigualdades
Collections
Metadata
Show full item record
O ACESSO À EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA EXCLUSÃODE CRIANÇAS E ADOLESCENTES BENEFICIÁRIAS DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADADA ASSISTÊNCIA SOCIAL BPC
Barreiras de Acesso à Escola
Barreiras de Permanência na Escola
Deficiência
Desigualdade Social
Exclusão
Pobreza
Barriers to School Access
Barriers to Remain in School
Disability
Inequality
Exclusion
Poverty
Crianças com Deficiência
Adolescente
Estruturas de Acesso
Política Social
Assistência Social
Censos
Iniqüidade Social
Brasil
Freitas, Walace Dias | Date Issued:
2010
Alternative title
Access to education of persons with disabilities: a review of the exclusion of children and adolescents receiving the Benefit of Continuous Social Welfare - BPCAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta Dissertação é uma análise da exclusão ao acesso à escola das pessoas com deficiência em
idade escolar, tendo como objeto os resultados do Censo dos Beneficiários do Benefício de
Prestação Continuada (BPC), realizado no âmbito do Programa BPC na Escola. O Programa foi
criado com o objetivo de superar as barreiras que impedem o acesso e a permanência na escola
dos beneficiários do BPC, com deficiência, até 18 anos de idade. A identificação das principais
barreiras para o acesso e a permanência das crianças e adolescentes beneficiárias do BPC é um
dos eixos fundamentais do Programa. A base empírico-metodológica do Censo dos
Beneficiários do BPC é utilizada no âmbito deste trabalho para analisar a relação entre as
barreiras de natureza diversa e o complexo fenômeno da deficiência. São analisados os dados de
133.084 entrevistados pelo Censo dos Beneficiários do BPC. Esses beneficiários são
provenientes de todos os estados brasileiros e com tipos de deficiência distintos, o que
possibilita a identificação de barreiras diversificadas, em contextos diferenciados. A aplicação
de estatísticas descritivas as hipóteses deste trabalho se revelou essencial para análise dos
resultados da pesquisa da Dissertação. Os resultados mostram que as barreiras físicas, de
acessibilidade e atitudinais identificadas são significativas para compreensão do caráter opressor
da experiência da deficiência. Para além da identificação de carências materiais, interpreta-se
que a discriminação consiste no significado mais representativo da exclusão ao acesso à escola
das pessoas com deficiência, em idade escolar.
Abstract
This Thesis is an analysis of school exclusion of school-age people with disabilities, having as
object the results from the Census of Continuous Cash Benefit Programme (BPC) Beneficiaries,
held under the BPC Program at the School. The Program was created to overcome the barriers
that block access and permanence in school from disabled BPC beneficiaries up to 18 years old.
The identification of the main barriers to access and retention of children and youngsters with
disabilities receiving the BPC is one of the most fundamental axes of the Program. The
empirical methodology used in the Census of BPC beneficiaries is used in this study to analyze
the relationship between barriers of different natures and the complex phenomenon of disability.
We analyzed data of 133,084 recipients who were interviewed by the Census of BPC
beneficiaries. The census recipients live in all Brazilian states and show different types of
disabilities, enabling the identification of barriers varied in different contexts. The application of
descriptive statistics to the hypotheses of this work has been essential to analyzing the results
found in the research. The results show that physical barriers, accessibility and identified
attitudinal are significant for understanding the oppressive character of the disability experience.
In addition to the identification of material deprivation, the interpretation of search results in
this Dissertation points to discrimination as the most representative meaning for school
exclusion of school-age people with disabilities.
Keywords in Portuguese
Benefício de Prestação ContinuadaBarreiras de Acesso à Escola
Barreiras de Permanência na Escola
Deficiência
Desigualdade Social
Exclusão
Pobreza
Keywords
Continuous Cash BenefitBarriers to School Access
Barriers to Remain in School
Disability
Inequality
Exclusion
Poverty
DeCS
Pessoas com DeficiênciaCrianças com Deficiência
Adolescente
Estruturas de Acesso
Política Social
Assistência Social
Censos
Iniqüidade Social
Brasil
Share