Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24244
FATORES PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS AO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO / HIPERATIVIDADE EM ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO
Relações Familiares
Criança
Carência Psicossocial
Modelos Estatísticos
Pires, Thiago de Oliveira | Date Issued:
2011
Alternative title
Psychosocial factors related to attention deficit disorder / hyperactivity disorder in schoolchildren of São GonçaloAuthor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mais
comuns entre crianças e adolescentes, ocorrendo em 3% a 7% das crianças em idade
escolar, podendo se prolongar até a vida adulta. O indivíduo afetado por este problema
apresenta dificuldades no âmbito acadêmico, familiar e quando se prolonga pela vida
adulta, há problemas nas relações interpessoais, no desenvolvimento e manutenção do
trabalho. A causa deste transtorno tem componente genético bastante forte, com
hereditariedade estimada em 77%, porém outros componentes são importantes a serem
considerados na cadeia etiológica do TDAH, dentre eles estão os fatores psicossociais,
que podem afetar não apenas a sua ocorrência, bem como a severidade e a persistência
de TDAH na infância e adolescência. Os fatores psicossociais podem ser, por exemplo,
ausência de relações parentais estáveis; falta de apoio no contexto social em que vivem;
problemas econômicos, sociais ou pessoais ou falta de cuidados maternos na infância.
Estes estímulos podem ter influências sobre o psiquismo, com conseqüências somáticas
e mentais danosas. O objetivo principal desta dissertação é investigar a associação entre
os fatores de risco psicossociais e o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Para
isso foram elaborados dois artigos. O primeiro artigo focou em demonstrar a relação
entre TDAH em crianças e alguns fatores individuais, sócio-econômicos e psicossociais,
dentre os quais a forma de relacionamento familiar e a violência física e psicológica
existente no contexto familiar. No segundo artigo procurou-se avaliar se fatores do
ambiente familiar e do período gestacional associados ao surgimento de TDAH em
crianças, segundo a aferição realizada por diferentes informantes (mães e professoras).
Foi analisado também o poder do teste de Wald para cada um dos fatores ajustados
pelos modelos. No primeiro artigo o QI mais alto manteve-se associado à menor
freqüência de TDAH (RP=0,980 IC95%=0,963 - 0,998). Quando há funcionamento
familiar precário a prevalência de TDAH nas crianças é maior do que entre famílias
com melhor forma de se relacionar (RP=2,538 IC95%=1,572 - 4,099). Crianças que
sofreram agressão verbal da mãe têm uma prevalência 4,7 vezes à daquelas não
expostas a esta situação no último ano (IC95%=1,254 - 17,636). No segundo artigo,
funcionamento familiar precário, ausência de apoio social à mãe, eventos de vida
adversos e desentendimentos no período da gestação foram os fatores associados ao
transtorno. Quando o TDAH foi avaliado por professores, as variáveis selecionadas
foram: sexo e QI, em que meninos e crianças com escores baixos de QI têm chances
maior de apresentar o transtorno. Nas análises do poder do teste para significância dos
efeitos, os resultados em geral foram bons, exceto para o modelo que utilizou a resposta
somente das mães para análise, cujas variáveis, em geral, tiveram um baixo poder. Os
resultados dessa dissertação assinalam a relevância dos fatores psicossociais na
associação com o TDAH. Foi observada a existência de diferença na percepção dos
sintomas por pais/responsáveis e professores.
Abstract
Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is one of the most common disorders
among children and adolescents (3% to 7% of school age children) and may extend into
adulthood. The individual affected by this problem presents difficulties in academic life
and in the family. When it extends into adulthood, there are problems in interpersonal
relationships, development and maintenance work. The cause of this disorder has a
strong genetic component, with heritability estimated at 77%. Other components are
important to consider the etiologic chain of ADHD; among them are the psychosocial
factors that may affect not only its occurrence, but also the severity and persistence of
ADHD in childhood and adolescence. Psychosocial factors may be, for instance, lack of
stable parental relationships and lack of support in the social context: economic, social
or personal problems or lack of maternal care in childhood. Those stimulus may have
influences on the human psyche, with somatic and harmful mental consequences. The
main objective of this dissertation is to investigate the association between psychosocial
risk factors and attention deficit hyperactivity disorder. Therefore, two articles were
written. The first article focused on demonstrating the relationship between ADHD in
children and some individual factors, socio-economic and psychosocial factors, among
which the form of family relationship and the existing physical and psychological
violence within the family. In the second article sought evaluate whether familial and
environment factors of pregnancy are associated with the onset of ADHD in children,
according to the rates of different informants (mothers and teachers). It was analyzed
the power of the Wald test for each factor adjusted by the models. In the first paper, the
highest IQ remained associated with lower prevalence of ADHD (PR = 0.980
CI95%=0.963 - 0.998). When there is poor family functioning, the prevalence of
ADHD in children is higher than among families with a better way to relate (PR = 2.538
CI95%=1.572 - 4.099). Children who suffered verbal abuse from the mother have a
prevalence of 4.7 higher than those not exposed to this situation in the last year CI95%
= 1.254-17.636. In the second article, the poor family dysfunction, lack of social
support to mothers, life events and conflicts during pregnancy were associated with the
disorder. When ADHD was rated by teachers, selected variables were gender and IQ.
Boys and children with low IQ scores are more likely to have the disorder. In the
analysis of the power of the test for significance of effects, the overall results were good
except for the model that used only the response of mothers to analysis, whose
variables, in general, had a low power. The results of this dissertation highlighted
the importance of psychosocial factors in the association with ADHD. It
was observed that there are differences in perception of symptoms by parents/ guardians
and teachers.
DeCS
Transtorno da Falta de Atenção com HiperatividadeRelações Familiares
Criança
Carência Psicossocial
Modelos Estatísticos
Share